Zedoária – Curcuma zedoaria

 Curcuma zedoaria, Falso-açafrão, Açafrão-da-índia, Raiz-de-zedoária, Açafroa, Açafroeira, Açafrão-da-terra, Batatinha-amarela, Gengibre-de-dourar, Gengibre-dourado, Gengibre-amarelo, Mangarataia

Foto: Scott Zona

A zedoária é uma planta herbácea e rizomatosa, da família dos gengibres, que apresenta folhagem e florescimento ornamentais, além de propriedades medicinais amplamente reconhecidas. Os rizomas são engrossados, aromáticos e crescem paralelos ao solo. As folhas surgem em tufos, apresentam bainhas envolventes e são sustentadas por longos e fortes pecíolos que saem diretamente dos rizomas subterrâneos. Elas são grandes, ovaladas a elípticas, com nervuras secundárias paralelas e bem marcadas, e uma nervura central colorida, em tons de vinho, marrom ou vermelho. No inverno elas amarelecem e caem. As inflorescências são eretas, mais curtas que a folhagem e em espigas cilíndricas, com brácteas coloridas em um interessante degradeé, do verde até o roxo, de baixo para cima respectivamente. As flores surgem entre as brácteas, e são amarelas e tubulares. A floração ocorre na primavera e verão. Os frutos são do tipo cápsula, ovóides e com casca lisa, contendo sementes elípticas, com arilo branco.

No paisagismo a zedoária acrescenta sempre um efeito tropical, seja em plantios isolados, maciços ou bordaduras. Com suas folhas amplas, brilhantes e verdes e as flores contrastantes, ela é uma excelente opção para compor o estilo em locais de clima tropical de altitude, subtropical ou temperado, onde muitas plantas tropicais não resiste ao frio invernal. Suas inflorescências são além de lindas, muito duráveis mesmo após o corte, de forma que podem ser aproveitadas em arranjos florais e buquês. Também pode ser plantada em vasos e jardineiras.

Os rizomas da zedoária são comestíveis, com características condimentares e medicinais. Eles apresentam sabor amargo, pungente, e aroma que lembra a cânfora e o alecrim. São utilizados principalmente na rica culinária indiana, aromatizando e colorindo diversos pratos e bebidas, do mesmo modo que o gengibre-comum. Seus extratos e óleo essencial também podem ser utilizados na indústria de perfumes, cosméticos, produtos de higiene e limpeza.

Deve ser cultivada sob meia sombra ou luz difusa, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado frequentemente. Não tolera estiagem. Por perder as folhas no inverno, resiste à geadas. Aprecia canteiros mantidos úmidos, sem encharcamento, e com boa cobertura morta, como casca de pinus ou folhas secas por exemplo. Para fins medicinais, a colheita dos rizomas deve ser efetuada após a floração e queda das folhas, momento em que a planta entra no seu período de dormência e apresenta coloração azulada nos rizomas. Multiplica-se facilmente por divisão dos rizomas ou touceiras, operação que deve ser realizada no inverno, antes da brotação.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Medicinal:

  • Indicações: Gengivite, Aftas, Herpes, Periodontite, Bronquite, Cálculos renais, Úlceras, Insônia, Hipercolesterolemia, Má circulação sangüínea, Micoses, Câncer, Alterações hepáticas, Resfriados, Afecções urinárias, Cólica, Vômitos, Tosse, Dores de garganta, Dismenorréia, Afecções pulmonares, Gota, Dermatoses, Gastrites, Halitose, Prisão de ventre
  • Propriedades: Anti-séptica, Vasodilatadora, Calmante, Antifúngica, Depurativa, Aromática, Carminativa, Antibiótica, Digestiva, Estimulante, Antiinflamatória, Expectorante, Diurética, Estomáquica, Hepatoprotetora, Antiasmática, Febrífuga, Vermífuga, Anti-reumática, Antidispéptica, Emenagoga, Colerética, Colagoga, Hipocolesterolêmica, Antioxidante
  • Partes Utilizadas: Rizomas

Alerta:

Utilizar sempre sob orientação médica. Mulheres grávidas não devem fazer uso da zedoária nos três primeiros meses de gestação. Lactantes também não devem fazer uso da planta.

3 comments on “Zedoária – Curcuma zedoaria

  1. Curcuma zedoaria não é sinônima de Curcuma longa, esta sinonímia é preocupante do ponto de vista terapêutico! Gostaria de fazer a observação! A zedoária é de coloração azul! E não amarela como a Curcuma longa! Elas tem propriedades semelhantes, mas não são a mesma planta!

  2. Gostaria de saber se essa planta cura pangrastite egastrite errossiva e refluxo pois estou tomando uma cpsula a noite

  3. Tenho a cúrcuma zedoaria longa é
    amarelo claro por dentro dos bulbos.
    Tem as mesmas propriedades da de coloração azulada ? Obg.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.