Sua dose diária de jardinagem no whatsapp - 100% Grátis Participar do Grupo

Veludo-roxo

Gynura aurantiaca

Raquel Patro

Atualizado em

O veludo-roxo é uma trepadeira ramificada, perenifólia, de folhagem exuberante e flores amarelas, utilizada no mundo inteiro para decoração de interiores bem iluminados. Quando adulta, apresenta caule lenhoso na base. O que chama a atenção nessa planta são suas delicadas folhas. Elas são verde escuras a roxas, com uma densa pilosidade roxa, dando-lhe um aspecto aveludado. São ainda elípticas a ovaladas, por vezes lobadas, brilhantes, com margens denteadas, suculentas e acuminadas. Floresce geralmente após o primeiro ano, no verão, depontando inflorescências do tipo capítulo, pequenas, de cor amarelo ouro e malcheirosas. Após a floração surgem os frutos, que são do tipo aquênio, com pelos brancos, à semelhança do dente-de-leão (Taraxacum officinale).

Por seu pequeno porte, o veludo-roxo é uma planta ideal para vasos, jardineiras e principalmente para cestos pendentes. Se deixada crescer livremente, acaba por perder o brilho arroxeado de suas folhas. Portanto, é interessante podá-la para que permaneça com o porte controlado. Obtenha um efeito cheio mais rápido e consistente plantando de três a cinco mudas por vaso. Também pode-se oferecer treliças delicadas, para que o seu caule volúvel suba. No jardim, seu uso deve evidenciar sua bela cor e textura, criando contrastes interessantes, ou simplesmente somando com outras espécies também pilosas ou arroxeadas.

Deve ser cultivada sob meia sombra, em solo fértil, levemente ácido, enriquecido com matéria orgânica e irrigado frequentemente. Resguarde a planta do sol forte do meio dia. Se as folhas se tornarem mais verdes do que liláses, procure colocar a planta em local mais iluminado. Ao irrigar, evite molhar as folhas, o que pode provocar pontos marrons. Reduza as regas no inverno para evitar apodrecimento do sistema radicular. Efetue o beliscamento nas mudas novas e nas plantas em desenvolvimento, para estimular um crescimento mais denso e atraente. Se não gostar das flores, ou do seu aroma, remova os botões por beliscamento também. Esse procedimento também ajuda a retardar o envelhecimento da planta. Após a floração a planta tende a decair, por este motivo, aproveite as podas para propagar a planta e assim ter sempre novas mudas para reposição das plantas velhas. Multiplica-se por estaquia de ramos e ponteiros.


Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?

E aí, já tá imaginando o upgrade que seu jardim vai ganhar? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". "101 Técnicas de Jardinagem Explicadas" não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.

Bom, com o eBook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas, esse desejo pode virar realidade, e acredite, mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?

Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais. Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro oásis particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista?

Oferta por tempo limitado!

DE R$ 59,90 POR APENAS

R$ 19,90 à vista

Sobre Raquel Patro

Raquel Patro é paisagista e fundadora do site Jardineiro.net. Desde 2006, ela desenvolve conteúdos especializados em plantas e jardins, pois acredita que todas as pessoas, sejam amadores ou profissionais, devem ter acesso a conteúdos de qualidade. Nerd de carteirinha, ela gosta de livros, ficção científica e tecnologia.