Sua dose diária de jardinagem no whatsapp - 100% Grátis Participar do Grupo

Tuia-jacaré

Juniperus horizontalis

Raquel Patro

Atualizado em

A tuia-jacaré (Juniperus horizontalis) é uma planta arbustiva, dióica, lenhosa e prostrada, da família das coníferas. Ela chama a atenção pela sua disposição horizontal e folhagem azulada, com fina textura. Seu tronco é liso e brilhante, na maioria das vezes retorcido e ramificado. A ramagem é prostrada e rasteira, espalhando-se no solo e caindo em cascata quando há declives. As folhas são escamosas e diminutas, aromáticas e densamente arranjadas em pares opostos sobres os ramos.

Os cones formados nas plantas fêmeas são pequenos e globosos, sem importância ornamental e levam cerca de dois anos para amadurecer. Há muitas variedades desta tuia, que se diferenciam no porte, hábito mais ou menos prostrado e principalmente por diferentes tonalidades de cor, que vão do mais glauco até o verde-limão, incluindo opções variegadas de branco creme. Entre estas cultivares podemos citar a ‘Wiltonni’, ‘Blue Chip’, ‘Bar Harbor’, ‘Blue Acres’, ‘Emerald Spreader’, ‘Glacier’, ‘Green Acres’ e ‘Golden Carpet’.

Foto de Cliff
Bonsai de Tuia-jacaré – Foto de Cliff

No paisagismo a tuia-jacaré se destaca como uma forração bastante escultórica e diferente, que combina muito bem com outras coníferas e em jardins rochosos, complementando a textura de plantas floríferas e fornecendo um pano de fundo bastante neutro de cor. Ele ajuda a dar mais naturalidade aos arranjos das pedras, unindo e suavizando as formas com seus ramos azulados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Esta tuia é utilizada ainda para áreas arenosas de jardins litorâneos e taludes, onde é útil na contenção da erosão. Também é uma opção muito interessante para a arte do bonsai, por suas folhas densas e naturalmente pequenas e crescimento baixo e horizontal.

Deve ser cultivado sob sol pleno em solo bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente no primeiro ano de implantação. Depois de bem instalada no solo, ela se torna uma planta bastante resistente à estiagem. No entanto, a tuia-jacaré não é uma planta que suporte solos úmidos ou encharcados. Adapta-se a uma ampla variedade climática, indo bem no frio ou calor, desde que não sejam muito extremos.

No inverno frio a tuia-jacaré tende a adquirir uma tonalidade amarronzada nas folhas. Tolera podas para a contenção ou formação. Multiplica-se por sementes, mas mais comumente por estaquia de ponteiros, para preservação das características da cultivar.


Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?

E aí, já tá imaginando o upgrade que seu jardim vai ganhar? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". "101 Técnicas de Jardinagem Explicadas" não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.

Bom, com o eBook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas, esse desejo pode virar realidade, e acredite, mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?

Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais. Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro oásis particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista?

Oferta por tempo limitado!

Sobre Raquel Patro

Raquel Patro é paisagista e fundadora do site Jardineiro.net. Desde 2006, ela desenvolve conteúdos especializados em plantas e jardins, pois acredita que todas as pessoas, sejam amadores ou profissionais, devem ter acesso a conteúdos de qualidade. Nerd de carteirinha, ela gosta de livros, ficção científica e tecnologia.