Trepadeira-africana – Delairea odorata

 Delairea odorata, Gerânio-africano, Hera-alemã, Senécio, Trepadeira-senécio

Foto: Raquel Patro

A trepadeira-africana é uma planta volúvel, semi-herbácea, de folhagem perene e florescimento ornamental. O caule é longo e verde, podendo alcançar 8 metros de comprimento. Ele emite ramificações e se enrosca facilmente sobre os suportes. As folhas são verde brilhantes, cerosas, divididas em lobos, e muito semelhantes às folhas da Hera. As inflorescências são compostas, como pequenas margaridas, densamente agrupadas em cachos pendentes. As pétalas são amarelas, assim como os estames. O florescimento ocorre de forma esparsa durante o ano todo e tende a ser mais abundante em uma das qualquer uma das estações, dependendo do clima onde está sendo conduzida. As sementes, que se seguem, são pequenas e equipadas com um pequeno “pára-quedas”, constituído de pelos especiais, de forma semelhante aos dentes-de-leão. A dispersão ocorre pelo vento.

A trepadeira-africana é uma planta formidável, pois além da floração exuberante e docemente perfumada, é uma planta rústica que pode ser aproveitada em diferentes funções. Além de cobrir caramanchões, cercas, pérgolas ou treliças, ela também pode ser utilizada para coroar muros e como planta pendente, se plantada em jardineiras suspensas. Ela também é capaz de escalar árvores, misturando-se à copa. No entanto há que se ter cuidado com esta característica, pois com o passar do tempo, acaba por sufocar a planta suporte. Assim é preferível oferecer-lhe um arbusto ou árvore morta. Em tempo, sua floração é atrativa para insetos polinizadores, como abelhas e borboletas.

Que tal ganhar dinheiro fazendo o que mais ama?

Jardinagem e Paisagismo

Se você adora estar entre as plantas e sujar as mãos de terra como eu, pode transformar a sua vida agora mesmo através da profissionalização. Seja feliz hoje, não deixe para depois.

Que tal ganhar dinheiro fazendo o que mais ama?

Jardinagem e Paisagismo

Se você adora estar entre as plantas e sujar as mãos de terra como eu, pode transformar a sua vida agora mesmo através da profissionalização. Seja feliz hoje, não deixe para depois.

Pode ser cultivada sob sol pleno, meia sombra ou luz difusa, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. É de baixa manutenção, que se resume a podas anuais de limpeza, para remoção de ramos secos ou malformados e à adubações trimestrais. Resiste ao frio de até -5ºC e prefere o clima ameno do sul do país de das regiões serranas. Multiplica-se por sementes e estaquia dos ponteiros ou raízes cortadas e postas a enraizar logo após o período de florescimento.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Alerta:

Esta espécie pode se tornar invasiva em algumas situações. É considerada uma planta tóxica se ingerida, desta forma, mantenha fora do alcance de crianças pequenas e animais domésticos.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.