Tampala – Amaranthus tricolor

 Amaranthus tricolor, Amaranto, Bredo, Caruru, Caruru-de-mancha

Foto: Just Chaos

A tampala é uma planta herbácea e anual, cultivada na Ásia como verdura, por suas folhas comestíveis, e como ornamental no mundo todo, por sua folhagem colorida. Seu caule é ereto, ramificado, alcançando de 0,5 a 1,5 metros de altura. As folhas são lanceoladas a ovaladas, longo pecioladas e podem ser mais eretas ou pendentes de acordo com a variedade e posição. O colorido brilhante das folhas varia muito e pode combinar o verde, rosa, roxo, vermelho, marrom e amarelo na forma de degradeés ou mesclas. As flores são pequenas, reunidas em espigas plumosas, e sem importância ornamental na maioria das cultivares.

Há cultivares específicas para uso como verdura e outras com características ornamentais enaltecidas. Entre as ornamentais podemos citar ‘Early Splendor’, ‘Flaming Fountain’, ‘Molten Fire’, ‘Perfecta’, ‘Splendens’, ‘Ilumination’ e ‘Tricolor’. Entre as comestíveis a ‘Purple Giant’, ‘Tampala’, ‘Red Stripe’ e ‘White Round Leaf’ se destacam. As sementes numerosas e diminutas, podem se formar por autopolinização ou polinização cruzada. Elas se dispersam rapidamente, o que torna esta espécie uma potencial invasora em determinadas situações.

Esta vistosa folhagem, é excelente para a formação de maciços e bordaduras a pleno sol. O colorido tão diferente é de efeito realmente impactante no paisagismo tropical. Já na horta, a tampala é uma fonte abundante de folhas macias e nutritivas que podem ser servidas cruas, em saladas, ou cozidas tal como o espinafre, em sopas, caldos, bolinhos, recheios, etc.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. O beliscamento do ápice das mudas, estimula o adensamento da planta. A tampala aprecia o calor e a umidade, vegetando melhor em clima tropical e subtropical. No entanto, pode ser plantada em vasos que vão a casas de vegetação nos países de clima temperado. É comum algumas plantas necessitarem tutoramento para evitar a quebra. Multiplica-se facilmente por sementes, postas a germinar na primavera.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *