Sua dose diária de jardinagem no whatsapp - 100% Grátis Participar do Grupo

Sino-dourado

Forsythia x intermedia

Raquel Patro

Atualizado em

O sino-dourado é um arbusto lenhoso, decíduo e muito florífero. Ele é um híbrido europeu, resultante do cruzamento entre duas espécies chinesas, a Forsythia suspensa e a F. viridissima. Seu porte é pequeno, alcançado de 1 a 3 metros de altura e até 5 metros de largura. A ramagem é ereta a arqueada, com múltiplos caules delgados. As folhas são opostas, glabras, elípticas a lanceoladas, simples ou trifoliadas e com bordos serrilhados. As flores surgem no início da primavera, em grupos de duas a seis, enchendo os ramos em todo seu comprimento, quando estes ainda estão despidos de folhas. Elas apresentam corola com quatro pétalas de cor amarelo ouro, afuniladas na base. O fruto é uma cápsula seca e marrom, contendo numerosas sementes aladas.

Este arbusto vigoroso, de crescimento rápido a moderado, torna-se um grande destaque no jardim, por ocasião de seu florescimento exuberante. O conjunto de flores e ramos dá a planta um aspecto de massa dourada. Além disso, sua folhagem adquire belas tonalidades amarelas e avermelhadas no outono. O sino-dourado é uma planta que muda a cada estação do ano, e nela podemos observar o ciclo da vida sempre em renovação. Pode ser utilizada isolada, como destaque em pequenos jardins ou pátios, mas seu efeito tem maior impacto em maciços e renques livres, ao longo de extensos jardins. Há muitas cultivares para diversas aplicações, entre estas podemos destacar: ‘Arnold Dwarf’, variedade anã, ‘Spectabilis’, rústica e florífera, ‘Fiesta’, de folhas variegadas de creme e ‘Spring Glory’, adaptada a climas mais quentes.

Deve ser cultivado sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. Planta própria para clima temperado e subtropical, aprecia o frio do inverno. As podas devem ser realizadas após o florescimento. O formato natural da planta é bonito, mas é possível lhe imprimir outra forma ou estimular o seu adensamento. As plantas velhas se beneficiam com podas de rejuvenescimento também. Por tolerar a meia-sombra, os sinos-dourados podem ser plantados em interiores, próximo a janelas, mas sua floração não será tão abundante quanto a das plantas que estarão ao ar livre. Multiplica-se por estaquia de ramos lenhosos e semi-lenhosos, alporquia e mergulhia, realizadas na primavera e verão.


Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?

E aí, já tá imaginando o upgrade que seu jardim vai ganhar? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". "101 Técnicas de Jardinagem Explicadas" não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.

Bom, com o eBook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas, esse desejo pode virar realidade, e acredite, mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?

Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais. Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro oásis particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista?

Oferta por tempo limitado!

DE R$ 59,90 POR APENAS

R$ 19,90 à vista

Sobre Raquel Patro

Raquel Patro é paisagista e fundadora do site Jardineiro.net. Desde 2006, ela desenvolve conteúdos especializados em plantas e jardins, pois acredita que todas as pessoas, sejam amadores ou profissionais, devem ter acesso a conteúdos de qualidade. Nerd de carteirinha, ela gosta de livros, ficção científica e tecnologia.