Sininho – Abutilon megapotamicum

O sininho é um arbusto de textura semi-lenhosa, de ramagem ramificada e escandente, que pode alcançar de 2 a 3 metros de altura quando conduzido sobre um suporte adequado. Apresenta folhas cordiformes, alongadas e verdes, com margens serrilhadas. A floração pode se estender durante todo o ano de forma esparsa, mas é mais intensa na primavera e verão. As flores têm um formato peculiar, são popularmente comparadas a sinos, lanternas-chinesas e balões. Elas apresentam cálice vermelho, pétalas amarelas, e são pendentes. Ocorrem variedades de flores róseas e alaranjadas também, resultantes de hibridizações, assim como plantas de folhas variegadas de amarelo.

Sua utilização paisagística é ampla, podendo ser plantado isolado ou em grupos, maciços ou renques. Adapta-se ao plantio em vasos, e principalmente em cestas suspensas evidenciando as flores pendentes. Também pode ser conduzido como trepadeira, através de amarrios, sobre suportes adequados, como treliças e cercas. Suas flores produzem néctar e são atrativas para beija-flores, abelhas e borboletas.

Deve ser cultivado sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares. Aprecia o clima ameno, podendo ser cultivado em regiões subtropicais, mediterrâneas ou tropicais de altitude. Para obter uma folhagem mais compacta e conduzir a forma da planta, podemos realizar podas anuais. Adubações semestrais estimulam intensas florações. Multiplica-se por estaquia.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

3 comments on “Sininho – Abutilon megapotamicum

  1. Não lembro de quem ganhei uma muda da flor chamada Sininho, é uma flor fácil de fazer mudas e onde eu moro sempre tenho por achar linda principalmente por atrair tantos beija-flores.se me mudo de casa levo junto uma muda. Amo essa flor que já faz parte da minha vida! Vera

  2. Estou muito triste a minha sininho esta caindo as folhinhas todas e ficando amareladas e secas ,o que fazer?

  3. O meu Sininho foi atacado por mosca branca. Pulverizaram com sabão negro mas, ou foi pouco diluído, ou borrifado de muito perto.
    As folhas ficaram queimadas e caíram.
    O tronco continua vivo: será que volta a rebentar?
    Tinha-o plantado na primavera, agora é pleno verão, mas o clima está como se fosse outono.
    Está numa varanda fechada, apanha todo o sol da manhã. No inverno fecharei as janelas.
    Por favor, respondam-me!

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.