Sua dose diária de jardinagem no whatsapp - 100% Grátis Participar do Grupo

Salsa

Petroselinum crispum

Raquel Patro

Atualizado em

A salsa é uma planta herbácea, condimentar e medicinal, utilizada desde a antiguidade e difundida em todas as áreas de clima temperado e subtropical. Ela forma pequenas touceiras, com longos ramos e folhas brilhantes, planas, divididas em folíolos também repartidos. A planta toda é muito aromática, com sabor pungente e ao mesmo tempo refrescante. No segundo verão, a planta emite inflorescências altas do tipo umbela, com numerosas flores amarelas a esverdeadas. Depois, forma sementes ovóides de cor parda e após isso a planta morre. Há três principais variedades de salsa, com numerosas cultivares cada uma. Há o tipo plano italiano, o neapolitanum, que é a salsa lisa comum. O crispum engloba as salsas de folha crespa, com sabor menos acentuado e mais utilizada para decorar pratos, como guarnição. Já a forma tuberosum é a das salsas cultivadas por suas raízes comestíveis, como a salsa-alemã e a de hamburgo.

Variedade Crespa Foto de  John and Anni Winings
Variedade Crespa
Foto de John and Anni Winings
A salsa não pode faltar na horta doméstica pois além de ser de fácil cultivo pode-se dizer que é um dos temperos mais utilizados na culinária mundial. Ela acrescenta muito sabor e refrescância a uma infinidade de preparações como sopas, cozidos, guizados, molhos, assados, saladas, etc e fica maravilhosa em pestos e sucos de tomate. Ela é rica em sais minerais e vitaminas, principalmente a vitamina C. Também é utilizada por seu valor como medicinal.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Tolera frio e geadas, mas ressente-se com o calor intenso ou estiagem. Fertilize regularmente para um crescimento vigoroso das folhas. Colha as folhas mais externas dando um bom intervalo entre as colheitas para a planta se recuperar sem perder o viço. Multiplica-se facilmente por sementes postas a germinar em qualquer época do ano. Germina em 10 a 25 dias, mas pode-se apressar a germinação colocando-se as sementes de um dia para outro em água morna, antes da semeadura.


Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?

E aí, já tá imaginando o upgrade que seu jardim vai ganhar? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". "101 Técnicas de Jardinagem Explicadas" não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.

Bom, com o eBook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas, esse desejo pode virar realidade, e acredite, mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?

Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais. Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro oásis particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista?

Oferta por tempo limitado!

DE R$ 59,90 POR APENAS

R$ 19,90 à vista

Sobre Raquel Patro

Raquel Patro é paisagista e fundadora do site Jardineiro.net. Desde 2006, ela desenvolve conteúdos especializados em plantas e jardins, pois acredita que todas as pessoas, sejam amadores ou profissionais, devem ter acesso a conteúdos de qualidade. Nerd de carteirinha, ela gosta de livros, ficção científica e tecnologia.