Rosário – Senecio rowleyanus

Nativa de regiões desérticas da África, o rosário é uma planta suculenta muito curiosa, devido à forma esférica de suas folhas, semelhantes à ervilhas. Esta adaptação das folhas torna a planta muito resistente à perda de água e conseqüentemente aos períodos de seca. As folhas ainda tem uma estreita faixa transparente, como um janela, para que a luz penetre no seu interior e aumente a fotossíntese. Quando sob iluminação suficiente, produz flores pequenas, compostas, brancas e com um delicioso perfume de canela. Ocorre ainda uma variedade de folhas variegadas.

O rosário é uma planta excelente para vasos e jardineiras, mas principalmente cestas suspensas, onde seu longos ramos pendentes evidenciam toda a sua graça. É uma planta rústica e de manutenção fácil, que pode ser plantada em estufas, ambientes internos, varandas, sacadas, etc. Exige apenas replantio a cada dois anos, adubações bimestrais e podas para renovação da folhagem. Aprecia o clima ameno, com temperaturas sempre acima de 5ºC.

Devem ser cultivadas sob sol pleno, mas protegidas durante as horas mais quentes do dia, mas adapta-se à meia-sombra e sob iluminação difusa. Seu substrato deve ser leve, arenoso, bem drenável e rico em matéria orgânica, semelhante aos substratos para cactos e suculentas. Regas semanais durante o período de crescimento são suficientes. Aguardar o secamento do substrato entre as regas também é interessante. Multiplica-se facilmente por estaquia.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

4 comments on “Rosário – Senecio rowleyanus

  1. Adquiri a um ano, um vaso dessa planta. Está lindíssimo agora, com quase 1,30 m de comprimento, vaso todo coberto. Coloquei pendente em minha área de entrada da casa, por baixo do telhado. Não tem sol direto, mas pega muita claridade. Se deu muito bem. Coloco nela o mesmo adubo que uso para as orquídeas ( B&G). Já fiz e dei mudas para vários amigos e amigas. Muito fácil fazer as mudas. É só pegar um ramo e cobrir com terra em qualquer vaso.

  2. Olá amigos.Gostaria de tirar uma dúvida.Comprei um colar de pérolas, mas reparo que ele está ruim, pois vejo várias bolinhas apodrecendo. Gostaria de saber porque isso acontece.Será que estou molhando muito ? Agradeço qualquer orientação para salvar esta linda plantinha…Um abraço, Vcs

  3. Olá Vanja!
    O apodrecimento pode ser resultante de excesso de água ou excesso de Sol, apesar dessas plantas adorarem luz, são muito frágeis e o Sol queima seus ramos, principalmente as plantas recém compradas que não estão habituadas ao Sol!

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.