Planta-jade – Crassula ovata

A planta-jade é uma espécie suculenta, perene, com folhagem e florescimento ornamentais. Ela é uma das suculentas mais fáceis de cultivar, tanto para jardineiros iniciantes como para aqueles de final de semana. Seu caule é ramificado, verde e suculento quando jovem, e vai gradativamente lignificando, adquirindo uma tonalidade parda. Os ramos e o caule são robustos, curtos e retorcidos, conferindo à planta um aspecto envelhecido. As folhas são ovaladas a elípticas, opostas, suculentas e de uma bela cor verde-jade. Sob sol pleno, algumas variedades desenvolvem margens avermelhadas, enquanto outras adquirem tonalidades amarelas, laranjas ou vermelhas em toda a folha. Floresce no inverno e primavera, despontando inflorescências terminais, com numerosas flores estreladas, perfumadas, de cor branca ou rosa. Os frutos que se seguem são do tipo cápsula, com pequenas e numerosas sementes. Há diferentes cultivares da planta-jade, as mais populares atualmente são a ‘Gollun’, de folhas modificadas que lembram velas – alguns poderiam dizer que lembram as orelhas do Shrek, e a ‘Hobbit’, com folhas curvas e alongadas, semelhantes a orelhas de coelho ou colheres. Ocorrem ainda formas de folhas variegadas de branco ou amarelo.

Quando plantada em vasos, a planta-jade torna-se uma árvore em miniatura, formando um bonsai praticamente natural. No entanto, nesta espécie é um tanto difícil modificar a posição dos ramos, que quebram-se com facilidade. Ela pode ornamentar tanto ambientes internos como externos, pois se adapta a uma grande variação de luminosidade. Tenha cuidado, no entanto, de expor gradativamente uma planta que estava na sombra ao sol, para não provocar queimaduras nas folhas. No jardim, adapta-se bem a locais bem drenados, podendo formar renques formais ou informais, topiarias, ou grupos com outras plantas. É uma espécie de escolha para jardins de inspiração desértica, combinando com outras suculentas e cactáceas.

Deve ser cultivada sob sol pleno, meia sombra ou luz difusa, em solo arenoso, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos esparsos e regulares. Não tolera encharcamentos, o que provoca um rápido apodrecimento do sistema radicular e da base do caule. Por este motivo, jamais deixar um pratinho sob o vaso da planta e reduzir consideravelmente as regas no inverno. Resistente a curtos períodos de estiagem. Adapta-se bem às regiões litorâneas. Tolera o frio e os ventos, mas deve ser protegida de geadas durante a floração. Necessita adubação leve. O florescimento só ocorre em plantas expostas à luz direta do sol. Multiplica-se facilmente por estaquia de ramos ou folhas, que devem ser postos a cicatrizar à sombra antes de colocar no substrato.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Medicinal:

  • Indicações: Diarréia, Calos, Epilepsia
  • Propriedades: Purgativa
  • Partes Utilizadas: Folhas

12 comments on “Planta-jade – Crassula ovata

  1. Tudo Bem? Comprei um vasinho dessa suculenta e a transplantei para um vidro na intenção de fazer um “terrário” aberto. Como não sabia nada sobre a mesma comecei a pesquisar na internet e para minha felicidade encontrei aqui no jardineiro.net todas as informações que precisava.

  2. Boa noite! Quero muito adquirir uma, vocês vendem ou podem informar onde poderei comprar? Gratidão!

  3. Olá,
    Tenho uma no canteiro há 12 anos… e há 10 anos retirei um galho dela e transplantei em vaso …
    Procuro cuidar de acordo com as orientações populares, entretanto nunca floriram.
    O que fazer para que floresçam?
    Pode me ajudar?

  4. Oi Ana, tenho essa planta e está linda. Já floresceu uma vez e é maravilhosa. Agora , após a floração as folhas estão ficando pequenas e acrescendo novas, mas esta cheio de pequenos mosquitinhos verdes, bem pequenos e compridinhos. Como posso combater? Grata Tania

  5. Boa noite tenho uma a seis anos ela sempre está cheias de folhas novas e verdinhas Maia nunca deu nenhuma flor o que devo fazer para ela florir

  6. Tenho algumas mudas plantadas em vaso. Agora quase todas as folhas estão com pintas pretas e caindo. Poderia me ajudar a resolver o problema?

  7. estou desesperada, me ajuda pfvr, comprei a minha faz algumas semanas e replantei como terrário e até dois dias atrás ela estava super bem, mas reparei que de ontem pra hoje ela ficou com as folhas moles e para baixo, é água em excesso?

  8. Quero comprar 2 plantas jade. Moro no RIo Grande do Sul na cidade de Gravataí. Vocês poderiam me informar onde conseguir.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.