Planta-espelho – Coprosma repens

A planta-espelho é uma espécie dióica, arbustiva, lenhosa e de folhagem ornamental, nativa da Nova Zelândia. O nome botânico “Coprosma” deriva do grego e significa “cheiro de esterco”, uma referência ao cheiro da planta. É uma espécie com grande capacidade de adaptação, que se comporta de maneira diferente de acordo com o local onde é plantada. Em áreas ensolaradas e expostas, ela tem suas folhas diminuídas, retorcidas e com tons bronzeados. Além disso adquire um porte pequeno, compacto de arbusto, muitas vezes prostrado até. Já em locais protegidos, com luz filtrada, a ramagem fica um pouco mais esparsa e crescida, podendo atingir 8 metros de altura e com folhas maiores, de margens lisas, na cor verde. Olhando dois exemplares, cultivados nas diferentes situações é difícil dizer que pertencem à mesma espécie ou variedade.

As folhas da planta-espelho são duras, coriáceas, glabras, ovaladas, com margens recurvadas e muito brilhantes, o que lhe valeu o nome popular. Elas são assim para resistir à insolação, calor e ventanias de áreas costeiras, reduzindo a perda de água por transpiração. De acordo com a variedade e a situação, as folhas podem ser verdes, amarelas, variegadas, acobreadas e com margens coloridas também. O florescimento ocorre na primavera e verão, com inflorescências pequenas e de pouco valor ornamental, em cachos nas axilas foliares. As plantas femininas produzem frutos do tipo drupa, ovóides e de cor laranja. Os frutos são comestíveis, porém não muito saborosos. Das sementes torradas e moídas, pode-se fazer um delicioso substituto para o café. Algumas cultivares populares são: ‘Sol Nascente’, ‘Picturata’, ‘Coppershine’, ‘Taupata Gold’, ‘Variegata’, ‘Marble Chips’, ‘Ivone’ e ‘Coffee Cream’

Que tal ganhar dinheiro fazendo o que mais ama?

Jardinagem e Paisagismo

Se você adora estar entre as plantas e sujar as mãos de terra como eu, pode transformar a sua vida agora mesmo através da profissionalização. Seja feliz hoje, não deixe para depois.

Na cultura maori, a planta-espelho é utilizada em rituais de limpeza e purificação espiritual e física, prevenindo e combatendo doenças do corpo e da alma, embora outras espécies deste mesmo gênero sejam aproveitadas para este fim também.

A planta-espelho é um curinga no paisagismo da casa de praia. Com tantas variedades disponíveis fica até difícil escolher uma só. Com ela podemos fazer brilhantes e coloridos maciços sob sol pleno, assim como renques ou bordaduras. Ela tolera podas e pode ser conduzida com aspecto mais solta ou mais formal, respeitando assim o estilo geral do jardim. Por ser tão moldável, adaptável e rústica, encaixa-se em qualquer estilo. Também pode ser plantada em vasos e jardineiras, adornando varandas, sacadas, terraços, pátios e quintais.

Que tal ganhar dinheiro fazendo o que mais ama?

Jardinagem e Paisagismo

Se você adora estar entre as plantas e sujar as mãos de terra como eu, pode transformar a sua vida agora mesmo através da profissionalização. Seja feliz hoje, não deixe para depois.

Quero saber mais

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Apesar de preferir solos arenosos, é possível cultivá-la em solos mais pesados. É típica de regiões litorâneas, portanto resiste bem à salinidade e aos ventos. Tolera o frio, mas é melhor resguardá-la de geadas ou neves. Multiplica-se por estaquia dos ramos lenhosos no outono e mais raramente por sementes, que podem levar até um ano para germinar.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Alerta:

Pode se tornar invasiva em determinadas situações.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.