Planta-chinesa-do-dinheiro – Pilea peperomioides

 Pilea peperomioides, Planta-da-amizade, Planta-missionária, Planta-panqueca

Foto: Husky

A planta-chinesa-do-dinheiro é uma folhagem ornamental, nativa das províncias de Yunnan e  Sichuan, localizadas ao sul da China, onde cresce sobre rochas úmidas em florestas entre 1500 a 3000m de altitude. De descoberta recente, ela foi coletada pela primeira vez em 1906, por George Forrest. No entanto, não foi devidamente registrada e acabou caindo no esquecimento. Em 1945, o missionário norueguês Agnar Espegren a redescobriu, coletou plantas e foi o responsável por sua introdução na Escandinávia, onde se tornou uma planta de interior bastante popular. Apesar do sucesso nos países nórdicos, ela só foi descrita e classificada formalmente nos anos 80. Atualmente é uma planta de grande sucesso como ornamental não apenas na Suécia, Dinamarca e Noruega, mas no mundo todo.

Foto de 见血封喉

Ela lembra uma peperômia (Peperomia polybrotya) e atinge cerca de 30 cm de altura. Seu caule é ereto e a textura suculenta, lignificando levemente na base dos exemplares mais velhos. As folhas são peltadas (o pecíolo se insere no meio do limbo), redondas, de cor verde brilhante e com longos pecíolos. Cada folha pode chegar a 15 cm de diâmetro, embora o mais comum é que não passem de 7 cm. Se cultivada em condições não ideais de crescimento, ela perde as folhas de base, adquirindo um aspecto interessante, como uma pequena árvore.  As flores tem pouca importância ornamental.

Que tal ganhar dinheiro fazendo o que mais ama?

Jardinagem e Paisagismo

Se você adora estar entre as plantas e sujar as mãos de terra como eu, pode transformar a sua vida agora mesmo através da profissionalização. Seja feliz hoje, não deixe para depois.

A planta-da-amizade, como também é conhecida, é uma folhagem exótica e bela para cultivarmos envasadas em ambiente internos. Ela já é considerada um ícone da vanguarda “Urban Jungle”, rivalizando em popularidade com Monsteras e Begonias, entre outras vedetes deste movimento. Protegidas em casas ou estufas ela pode ser cultivada em qualquer lugar, desde os frios países escandinavos até os trópicos. É perfeita também para plantar em terrários fechados, pois aprecia o calor e umidade. É um símbolo da amizade, sendo uma grande honra ganhar um exemplar de presente.

De fácil manejo, não necessita podas ou intervenções regulares. As plantas mais velhas, no entanto, podem precisar de um reforço para manter o caule ereto, uma vez que a parte aérea pode ficar um tanto pesada para o caule herbáceo. Para isso, consiga uma estaca de metal ou madeira e finque no solo, paralelamente à planta. Prenda o caule da planta-chinesa-do-dinheiro delicadamente com presilhas. Cuide da simetria da planta, girando o vaso todos os dias para que cresça por igual e não perca as folhas de um dos lados.

Que tal ganhar dinheiro fazendo o que mais ama?

Jardinagem e Paisagismo

Se você adora estar entre as plantas e sujar as mãos de terra como eu, pode transformar a sua vida agora mesmo através da profissionalização. Seja feliz hoje, não deixe para depois.

Quero saber mais
Detalhe da inflorescência. Foto de Magpie Ilya

Deve ser cultivada sob luz difusa ou meia sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares, deixando que o substrato seque entre as regas. Aprecia intensa luminosidade indireta e pode receber luz direta do sol nas primeiras horas da manhã ou do final da tarde. Não tolera o frio ou geadas, necessitando de temperaturas acima de 10°C. Da mesma forma, o calor intenso e o ambiente muito seco são prejudiciais. Aumente a frequência das pulverizações com água no verão, e leve a planta para um local mais fresco, mas protegido do vento, se necessário. Reduza as regas no inverno e evite encharcamentos, que podem provocar o apodrecimento das raízes. Adube a cada 3 meses com fertilizante de liberação lenta, como Osmocote. Durante a estação de crescimento, aplique adubos líquidos a cada 15 dias para um ótimo desenvolvimento e folhas grandes, brilhantes e saudáveis. Multiplica-se facilmente por estaquia de segmentos do caule principal e separação dos brotos formados na base da planta mãe.

 

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Alerta:

Esta planta é considerada ameaçada de extinção em seu habitat, embora seja largamente cultivada no mundo todo.