Planta-arame – Muehlenbeckia complexa

A planta-arame é uma trepadeira dióica, semi-decídua, vigorosa e muito ramificada. Sua ramagem é entouceira, entrelaçada, um tanto esparsa, mas de crescimento uniforme, com aspecto de arame enredado e textura aerada e delicada. As folhas são pequenas, brilhantes, coriáceas e com formato redondo a cordiforme. Elas surgem de cor verde-limão no final da primavera, tornam-se verde escuras com a maturação, e finalmente adquirem tons bronzeados, logo antes de cair, no inverno. Floresce no verão, despontando delicadas flores suculentas, de cor branca-amarelada. O frutos são do tipo baga, com sementes pretas e amadurecem no outono.

No paisagismo, a planta-arame é um verdadeiro curinga. Apesar de que é mais comum o seu uso como planta pendente, em cestas, cuias e jardineiras. No entanto, esta espécie pode ser utilizada como trepadeira se lhe for oferecido algum suporte, assim como cerca-viva, de estilo formal ou informal. Como aceita muito bem as podas, é uma das espécies ideais para trabalhos topiários. Com esta espécie, é possível fazer verdadeiras cortinas vivas, capazes de reduzir o vento e a poeira. Também faz às vezes de forração, emprestando charme especialmente a jardins rochosos.

Que tal ganhar dinheiro fazendo o que mais ama?

Jardinagem e Paisagismo

Se você adora estar entre as plantas e sujar as mãos de terra como eu, pode transformar a sua vida agora mesmo através da profissionalização. Seja feliz hoje, não deixe para depois.

Deve ser cultivada sob pleno sol ou meia sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Tolerante à salinidade e aos fortes ventos litorâneos. Prefere os climas temperado e subtropical. Multiplica-se facilmente por estaquia, divisão das touceiras ou mergulhia. Para produção de sementes, no entanto, é necessário cultivar plantas macho e plantas fêmea.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Alerta:

Esta espécie pode se tornar invasiva em determinadas situações.

2 comments on “Planta-arame – Muehlenbeckia complexa

  1. oi Raquel, eu tive essa planta em São Paulo, e tentei encontrar aqui e não encontrei por conta do nome dela: lá em São Paulo ela era conhecida como dinheiro em penca e aqui dinheiro em penca é a Callisia repens e não essa… como o nome certo, consegui ter um vaso tipo jardineira como ela bem bonita mas o nome certo eu consegui aqui… portanto, obrigado!

  2. Bom dia.
    Ganhei um vasinho pequeno desta planta há 2 meses e agora ela já cresceu bastante. Pus em outro vaso e tenho tido os cuidados que li sobre como cuidar dela. Eu moro na Europa então decidi ter as plantas dentro de casa para que elas não sofram com o inverno. Tenho sol com luz indireta e apesar dos cuidados, acho que as folhas estão ficando um pouco amareladas(ao ler este artigo vi que as folhas podem ficar verde limão e daí pensei que afinal não estão amarelas e talvez verde limão)…
    Estamos no final do verão aqui e o que eu gostaria de saber que tipo de sinais devo estar atenta sobre a coloração e se é normal as folhas caírem bastante…
    Este site tem me ajudado bastante, obrigada!

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.