Penstêmon – Penstemon x gloxinioides

O nome popular penstêmon refere-se às diversas plantas do gênero Penstemon, no entanto este artigo trata mais especificamente do híbrido Penstemon x gloxinioides, resultante do cruzamento de P. hartwegii, P. gentianoides e P. cobaea, devido à sua maior popularidade. Esta planta é bastante conhecida e difundida nos Estados Unidos, onde possui muitos admiradores.

São plantas herbáceas de poucos ramos eretos, ramificados na base. As folhas são de coloração verde clara e lanceoladas. As flores em forma de sino, surgem de longas inflorescências terminais e são grandes e numerosas. Os diferentes tamanhos e formas das flores, assim como as cores e combinações entre elas são tão diversas quanto às variedades de penstêmon.

Prestam-se para a formação de maciços, bordaduras e canteiros, assim ficam muito bem em vasos e jardineiras. Devem ser cultivadas à pleno sol, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e com regas regulares. Embora sejam perenes, perdem o vigor com o tempo, devendo ter os canteiros reformados bianualmente. Multiplicam-se por sementes e divisão da touceira.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.