Sua dose diária de jardinagem no Telegram - 100% Grátis Participar do Grupo

Pau-ferro

Libidibia ferrea var leiostachya

Raquel Patro

Atualizado em

Jucá - Libidibia ferrea var leiostachya

O pau-ferro, recentemente reclassificado de Caesalpinia leiostachya para Libidibia ferrea var leiostachya, é um árvore perenifólia a semi-decídua, de beleza imponente, utilizada em projetos de paisagismo, no Brasil e no mundo. Ele é nativa da mata atlântica, ocorrendo do sudeste ao nordeste do Brasil, nas florestas pluviais de encosta atlântica (floresta ombrófila densa). Notável por sua qualidade, a madeira do pau-ferro é considerada uma das mais densas e pesadas encontradas no continente americano.

Sua copa é arredondada e ampla, com cerca de 6 a 12 metros de diâmetro. O porte é majestoso, atingindo de 20 a 30 metros de altura. Seu tronco apresenta de 50 a 80 cm de diâmetro. Ele é claro, marmorizado, liso e descamante, relevando manchas que vão do cinza ao verde, o que lhe confere em efeito bastante ornamental. As folhas são compostas bipinadas, com numerosos folíolos elípticos e opostos, de cor verde-escura.

Pau-ferro – Caesalpinia leiostachya
Foto de Tatters

A floração do pau-ferro ocorre no verão e outono, quanto desponta inflorescências do tipo panícula, axilares ou terminais. As flores são amarelas, pequenas, graciosas, mas de importância ornamental secundária. Os frutos que se seguem após a polinização são vagens duras que amadurecem no inverno e contêm de uma a quatro sementes. Parte dos frutos cai, enquanto que uma boa parte ainda permanece na planta, formando de certa forma um banco de sementes aéreo, importante para a preservação da espécie. As sementes são de cor marrom, oblongas.

O pau-ferro é muito visado para o paisagismo por suas características ornamentais e de sombreamento. Seu tronco marmorizado lhe confere um atrativo à parte e, por esse motivo, se torna o queridinho de muitos paisagistas. Apesar do porte avantajado, não possui raízes agressivas, o que é um fator importante de eleição para arborização urbana. Deve-se evitar, no entanto, o plantio em calçadas, sob fiação elétrica, e em locais de transito intenso de pessoas e carros, pois caso os ramos quebrem e caiam durante tempestades, acabam por se tornar perigosos.

Pau-ferro – Libidibia ferrea var leiostachya
Detalhe do fruto e sementes do pau-ferro. Foto de Jon Richfield

O pau-ferro também é uma opção apropriada para áreas que requerem sombreamento natural, graças à densidade de sua folhagem. Ele é uma opção interessante para locais amplos, que comportem o seu porte, como parques, praças e jardins de grande porte, onde pode ser aproveitado isolado, como ponto focal, ou em renques e grupos. Em recuperação de áreas degradadas, o pau-ferro também é uma excelente escolha, por crescer bem em áreas abertas, além de atrair e abrigar a avifauna nativa, contribuindo assim para a regeneração do delicado ecossistema da Mata Atlântica.

Como o próprio nome já diz, o pau-ferro possui madeira dura, extremamente densa, durável e resistente, de excelente qualidade para a fabricação de partes nobres de violões, violinos, bengalas, tacos de golfe, de bilhar, assim como para construção civil, na construção de vigas, esteios, caibros, aberturas, pisos, etc. Por suas qualidade é conhecido como o “ébano brasileiro”. Acredita-se que o nome da árvore deriva do som metálico e das faíscas que ocorrem quando machados tentam cortar seu tronco. A densidade de sua madeira é tão alta, que é mais atingida por raios do que outras árvores. Os nativos brasileiros historicamente costumavam fazer poderosos tacapes a partir de sua madeira.

Uma avenida ornada com uma fileira de paus-ferros.
Foto de Domínio Público.

O pau-ferro deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente no primeiro ano após o transplante das mudas. Após bem estabelecidas, elas criam raízes profundas e são capazes de resistir a curtos períodos de estiagem. Seu crescimento é considerado rápido, embora geralmente árvores de madeira de alta densidade tenham a tendência a crescer de forma mais lenta.

Multiplica-se por sementes, que devem ser escarificadas antes do plantio, para quebra de dormência. As sementeiras ou tubetes devem ficar sob meia-sombra e irrigados pela manhã e pela tarde. Emergem em 20 a 30 dias após o plantio. As mudas devem ser transplantadas para saquinhos maiores ou para o local definitivo quanto atingirem seis centímetros de altura.

Madeira Pau ferro
Foto de Sondich

Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?

E aí, já tá imaginando o seu jardim mais lindo? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". O ebook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.

Ebook 101 Técnicas de Jardinagem

Bom, com este eBook seu desejo pode virar realidade, e acredite, é mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?

Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais.

Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro paraíso particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista? Aproveite o super desconto, é por tempo limitado!

Sobre Raquel Patro

Raquel Patro é paisagista e fundadora do site Jardineiro.net. Desde 2006, ela desenvolve conteúdos especializados em plantas e jardins, pois acredita que todas as pessoas, sejam amadores ou profissionais, devem ter acesso a conteúdos de qualidade. Nerd de carteirinha, ela gosta de livros, ficção científica e tecnologia.