Sua dose diária de jardinagem no whatsapp - 100% Grátis Participar do Grupo

Pati

Syagrus botryophora

Raquel Patro

Atualizado em

Palmeira Pati - Syagrus botryophora

A pati é uma palmeira ornamental, que se destaca por sua copa em camadas, com aspecto verticalizado. Ela é nativa do Brasil, mais especificamente da Mata Atlântica, ocorrendo nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia e Sergipe. Encontra-se na lista de espécies ameaçadas de extinção, devido ao grande desmatamento da Mata Atlântica. Apesar de ainda rara em cultivo, sua demanda no paisagismo é crescente, o que pode ser bastante interessante para preservar a espécie.

Apresenta caule do tipo estipe, solitário, colunar, delgado, de cor cinza claro, com até 25cm de diâmetro e alcançando 18 metros de altura. Ele pode ser parcialmente recoberto pelas bainhas foliares remanescentes, com aspecto fibroso. Suas folhas são verde-escuras, pinadas, recurvadas, rígidas e dispostas em espiral ao longo do estipe, dando assim a impressão de camadas de folhas. Cada folha apresenta de 100 a 180 folíolos longos, lineares e distribuídos em um mesmo plano. Difere do Jerivá (Syagrus romanzoffiana), que tem folhas plumosas, e dispostas radialmente formando uma coroa. Suas inflorescências são do tipo panícula, interfoliares e pêndulas, com numerosas flores de cor creme. Frutifica abundantemente durante o verão, despontando pequenos frutos elipsóides, fibrosos, do tipo drupa, de cor alaranjada e sabor adocicado, com endocarpo rígido.

Palmeira Pati - Syagrus botryophora
Grupo de Patis – Foto de Kyle Wicomb

Não é em vão que o americano Paul Craft, especialista em palmeiras, classificou a pati como uma das palmeiras mais belas do mundo no livro “Enciclopédia de palmeiras cultivadas”, do qual ele é co-autor. De beleza singular, essa espécie pode ser plantada isolada, em renques ou mesmo em grupos, preferencialmente com espécimes de diferentes alturas e com pano de fundo livre para o céu azul de forma a valorizar sua copa vertical. Assim, a pati é perfeita para ser conduzida no entorno de piscinas, parques, sítios, chácaras, ao longo de caminhos ou mesmo próximo a residências com dois ou mais pavimentos, de forma que sua escala acompanhe a construção.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além disso, as plantas jovens podem ser conduzidas em vasos para decorar ambientes internos e, posteriormente, serem plantadas no jardim. Se comparada a outras palmeiras, a pati tem reputação de ter rápido crescimento, sendo de fácil transplante e baixa manutenção, Alguns recomendam até que não seja muito fertilizada sob pena de um crescimento desproporcional com relação ao suporte da planta.

Além do uso paisagístico, a palmeira pati produz frutos e amêndoas saborosas, que podem ser consumidos in natura ou na forma de licores. Deles pode ser extraído um óleo fino, também bastante valorizado. O estipe é utilizado em construções rurais e das folhas, os indígenas, fazem uma excelente embalagem para assar peixes.

Palmeira Pati - Syagrus botryophora
A copa em camadas da Palmeira Pati – Foto de Kyle Wicomb

Imitando a proteção natural da floresta, no início do cultivo recomenda-se a meia sombra ou luz filtrada, de forma a proteger o desenvolvimento inicial das mudas, e conforme vão crescendo, podem ser gradativamente adaptadas ao sol pleno. A palmeira pati aprecia solos ricos em matéria orgânica e drenáveis. Quando envasada a rega deve ser regular, de forma que o substrato não seque completamente entre uma rega e outra.

No jardim, convém irrigá-la durante os períodos de estiagem, pois suas raízes não são muito profundas, como a grande maioria das palmeiras. Tolera moderadamente a salinidade de regiões litorâneas. É sensível ao frio intenso ou geadas fortes, mas é capaz de suportar o frio não tão intenso do clima subtropical. Ventos muito fortes e tempestades podem provocar a queda dessa espécie, assim ela não é muito recomendada para áreas excessivamente expostas e que possam ser de risco para pessoas ou construções.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Fertilize durante a primavera e verão, com adubos próprios para palmeiras, sempre seguindo as recomendações do fabricante. Lembre-se de regar bem o solo antes de aplicar o fertilizante, para facilitar a absorção dos nutrientes bem como para evitar a queimadura nas raízes. Multiplica-se por meio da semeadura e suas sementes germinam entre 3 e 5 meses, podendo ser escarificadas mecanicamente de forma a acelerar e uniformizar a germinação. O ideal é utilizar sementes frescas, recém colhidas de frutos maduros e despolpados.


Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?

E aí, já tá imaginando o upgrade que seu jardim vai ganhar? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". "101 Técnicas de Jardinagem Explicadas" não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.

Bom, com o eBook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas, esse desejo pode virar realidade, e acredite, mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?

Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais. Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro oásis particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista?

Oferta por tempo limitado!

Sobre Raquel Patro

Raquel Patro é paisagista e fundadora do site Jardineiro.net. Desde 2006, ela desenvolve conteúdos especializados em plantas e jardins, pois acredita que todas as pessoas, sejam amadores ou profissionais, devem ter acesso a conteúdos de qualidade. Nerd de carteirinha, ela gosta de livros, ficção científica e tecnologia.