Sua dose diária de jardinagem no whatsapp - 100% Grátis Participar do Grupo

Palmeira-metálica

Chamaedorea metallica

Raquel Patro

Atualizado em

Chamaedorea metallica
Áreas de subbosque são o habitat da Chamaedorea mettalica.
Áreas de subbosque são o habitat da Chamaedorea mettalica. Foto de Scott Zona

A palmeira-metálica (Chamaedorea metallica) é uma palmeira subarbustiva, dioica, perene, ornamental, de pequeno porte e com folhagem brilhante e metálica, bem característica. Nativa de sub-bosques e florestas densas do México, dificilmente atinge seu porte de 2,40 m quando cultivada domesticamente. Apresenta estipe (caule) único e ereto, de crescimento lento. Suas folhas são verdes-azuladas, com um interessante brilho metálico. São inteiras com extremidade bífida (recortada em formato de V no ápice), largas, ovaladas, coriáceas e com nervura bem visível.

A folhagem é sustentada por pecíolos de cerca de 15cm de comprimento e se concentram no topo do estipe,  formando a coroa e dando um aspecto mais volumoso à planta. As inflorescências são longas e finas, do tipo espiga, e surgem no inverno, com flores diminutas femininas ou masculinas, de cor laranja-avermelhado. Apesar de serem de importância ornamental secundária, à inflorescência causa um contraste interessante com a folhagem. Já os frutos surgem na primavera, são do tipo baga, de tamanho pequeno e cor vermelha.

Flores masculinas, femininas e frutos.
Frutos da Chamaedorea mettalica (à esquerda). Foto de Hermann Bojórquez. Inflorescência masculina (ao centro). Foto de Scott Zona. Inflorescência feminina (à direita). Foto de Hermann Bojórquez

Essa é a palmeira ideal para ambientes interno, devido ao seu porte pequeno e capacidade de adaptação à pouca luz. É uma espécie charmosa que irá agregar não só tropicalidade, mas também um toque de sofisticação com sua folhagem metálica e recortada.Quando cultivada em vasos, eles devem ser largos para comportar suas raízes, e de quebra devem ser elegantes para colocar no seu canto preferido da sala.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Alporquia para redução do tamanho em Chamaedorea mettalica.
Alporquia para redução do tamanho em Chamaedorea mettalica. Foto de Scott Zona

Além do uso na decoração de residências, a palmeira-metálica vai bem em entradas de condomínios, escritórios e ambientes corporativos. Ela também pode ser aplicada em canteiros sombreados, sub-bosques e jardins tropicais de meia-sombra, até mesmo como bordadura ao longo de muros, desde que protegidas do sol pleno. A palmeira-metálica é uma espécie de fácil cultivo e manutenção simples. Eventualmente pode as folhas mortas e amareladas, e nutra sua palmeira com a adubação própria para palmeiras. Curiosamente, essa palmeira permite a redução de sua altura, através da técnica de alporquia. Ou seja, através da produção de novas raízes no tronco da planta, é possível cortá-la para que fique com um tamanho menor.

Deve ser cultivada sob meia-sombra ou luz filtrada e aprecia solos férteis e drenáveis. O cultivo sob sol pleno pode queimar sua bela folhagem, apagar seu característico brilho metálico e até mesmo levar à morte da planta. Quando conduzida em vasos e jardineiras é importante colocar no fundo uma boa camada de drenagem, combinada com areia e, por último, o substrato rico em matéria-orgânica. A palmeira-metálica aprecia clima quente e úmido. Não suporta temperaturas abaixo de 10ºC, sendo ideal conduzi-la em temperaturas acima de 18ºC. Nesse sentido, podem entrar em período de dormência no frio intenso. Em clima frio, convém levá-la para ambientes internos ou estufas durante o inverno.

Regue a planta quando o substrato estiver ligeiramente seco, jamais permita que fique encharcado. Fertilize na primavera-verão, preferencialmente com fertilizantes solúveis ou de liberação lenta em formulações NPK, próprias para folhagens ou palmeiras, sempre respeitando as recomendações do fabricante.É aconselhável regar bem o substrato antes de aplicar os fertilizantes, tanto para facilitar a absorção dos nutrientes, quanto para evitar a queimadura nas raízes. Como essa é uma espécie dioica, para propagar a palmeira-metálica é necessário plantas de sexo diferentes para que ocorra a fecundação. Depois, colha os frutos maduros da planta feminina, despolpe-os e realize a semeadura em seguida, em substrato mantido úmido.

Canteiro de palmeiras-metálicas
Canteiro de palmeiras-metálicas. Foto de David J. Stang


Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?

E aí, já tá imaginando o upgrade que seu jardim vai ganhar? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". "101 Técnicas de Jardinagem Explicadas" não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.

Bom, com o eBook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas, esse desejo pode virar realidade, e acredite, mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?

Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais. Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro oásis particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista?

Oferta por tempo limitado!

Sobre Raquel Patro

Raquel Patro é paisagista e fundadora do site Jardineiro.net. Desde 2006, ela desenvolve conteúdos especializados em plantas e jardins, pois acredita que todas as pessoas, sejam amadores ou profissionais, devem ter acesso a conteúdos de qualidade. Nerd de carteirinha, ela gosta de livros, ficção científica e tecnologia.