Oleagno – Elaeagnus pungens

O oleagno é uma arbusto lenhoso, ereto, perenenifolio e bastante ramificado. Seus ramos apesar de lenhosos, são bastante flexíveis quando jovens, o que auxilia na sua condução como cerca viva. As folhas ovaladas e cerosas são de coloração verde-oliva na página superior e prateadas na inferior, apresentam margens irregulares e escamas amarronzadas.

As flores em forma de pequenos sinos, são de coloração rosada a branco-creme, axilares, perfumadas e discretas, elas ficam escondidas sob a ramagem. Floresce no outono. Produz pequenos frutos marrom-avermelhados, com superfície prateada, comestíveis, embora não sejam muito saborosos, mas são atrativos para os pássaros. Ocorrem inúmeras variedades, mas as mais conhecidas e cultivadas são as variegadas, de folhas com margens ou centro de cor creme ou amarela.

Presta-se para o cultivo isolado ou em grupos. Com formato natural ou trabalhado com topiaria. É um excelente arbusto para a formação de cercas vivas resistentes, rústicas e bonitas. Apresenta no entanto, crescimento moderado a lento. Pode ser plantado em vasos e jardineiras grandes. É um dos poucos arbustos para cerca viva que tolera ambientes semi-sombreados. Também é indicado para o litoral, sacadas e coberturas por suportar bem os ventos mais fortes.

Deve ser cultivado sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. Aprecia o clima ameno, apesar disto pode ser utilizado em uma ampla faixa climática, desde regiões de clima temperado até regiões tropicais. Não tolera solos alcalinos, mas tolera períodos curtos períodos de estiagem. Multiplica-se por sementes e estaquia. Devido a facilidade de dispersão, pode se tornar invasora em algumas situações.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.