Mil-cores – Breynia disticha

A mil-cores é uma planta arbustiva, monóica, perenifólia e tropical que se destaca pelo colorido de suas folhas e ramos. Seu porte é médio, alcançando de 0,9 a 1,2 metros de altura. O caule é ereto, ramificado, com uma copa em forma de vaso (base mais estreita), ou arredondada. As folhas são ovaladas, inteiras, glabras, dispostas em espiral e lindamente pintadas de verde, branco, rosa e vermelho e até mesmo completamente brancas, dependendo da cultivar. As flores, masculinas ou femininas, são discretas e sem importância ornamental. Os frutos são do tipo cápsula, vermelhos e deiscentes.

A mil-cores apresenta crescimento rápido a moderado e uma folhagem festiva, alegre, de aspecto denso e delicado. No jardim, ela é apropriada para o cultivo como planta isolada, em grupos ou em conjuntos com outras plantas tropicais, podendo formar composições harmoniosas de cor e textura. No entanto, seu sucesso maior é como cerca-viva, que pode ter um aspecto livre, com ramagem mais aberta, ou mais formal, com podas. Há cultivares de mil-cores de diversas tonalidades, além de formas anãs, próprias para vasos, bordaduras e jardineiras.

Por se tratar de uma planta tropical, típica de regiões costeiras, a mil cores aprecia ambientes com elevada umidade, solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Ela poderá vegetar sob sol pleno ou meia-sombra. Caso fique sob sol pleno, ela apreciará a companhia de outras plantas e regas mais freqüentes. Em locais mais secos, ou caso seja plantada isolada ou em vasos, deve ser protegida do sol forte do meio-dia. As podas anuais na primavera estimulam o adensamento da planta, dão forma ao arbusto e provocam a renovação da folhagem e sua cor. Não tolera o frio ou geadas. Multiplica-se por estaquia.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

One comment on “Mil-cores – Breynia disticha

  1. Porque minha mil cores tem só folhas verdes e brancas?
    Demora para ficar bem colorida?
    Está em vaso . Toma um pouco de sol no meio da tarde.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.