Medinila – Medinilla magnifica

 Medinilla magnifica, Uva-rosa

Foto: Eva

A medinila é uma planta arbustiva, de textura semi-lenhosa e florescimento ornamental. Seus ramos são quadrangulares, alados, frágeis, pouco ramificados e eretos. Eles crescem lentamente e podem atingir até 2 metros de altura. As folhas são sésseis, opostas, grandes, verde-escuras, cerosas, brilhantes e com nervuras claras e bem marcadas. As inflorescências pendentes, surgem na primavera e verão e são muito duráveis. Longas, elas chegam a 30 cm de comprimento, e apresentam brácteas e flores róseas dispostas em cachos, como se fossem uvas, o que lhe rendeu o nome popular “uva-rosa”.

A medinila pode ser utilizada isolada ou em grupos. Ela é perfeita para compor conjuntos com outras plantas tropicais, como alpínias, helicônias, gengibres, formando suaves contrastes de texturas e cores. Por ser uma planta vistosa, mas ainda rara e exótica, causa impacto aos espectadores de sua beleza e tem sido utilizada em jardins contemporâneos e tropicais. Como seu crescimento é demasiado lento, ela necessita pouca manutenção e podas. Curiosamente, as medinilas são muitas vezes encontradas epífitas (sobre as árvores) nas Filipinas, seu local de origem.

Devem ser cultivadas sob meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e mantido úmido. Não tolera o frio intenso ou encharcamentos. Necessita ao menos 4 horas diárias de luminosidade indireta pela manhã ou pela tarde para que floresça satisfatoriamente. Planta tipicamente tropical, a medinila aprecia a umidade ambiental e pode ser plantada no litoral, em estufas úmidas ou em ambientes internos. Adubações orgânicas mensais na primavera e verão estimulam uma folhagem vigorosa e florações intensas. Multiplica-se por sementes ou estacas.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

8 comments on “Medinila – Medinilla magnifica

  1. Relato aqui como fui surpreendida e essa surpresa me fez muito feliz.
    Estava em um prédio em um bairro da zona sul de BH, quando me deparei com essa planta maravilhosa a qual nunca tinha visto em minha vida.
    Fiquei louca para saber qual o nome, perguntei ao porteiro, ele não sabia, perguntei pelo jardineiro, me disseram que estava de férias, por fim perguntei pelo síndico pois, talvez ele pudesse me informar qual o paisagista que havia feito aquele projeto e incluido aquela planta magnífica no jardim do prédio.
    Bom, nada consegui.
    Fiz uma viagem à Paraty, no Rio de Janeiro, e fiquei durante vários dias indo à várias praias. Eu e minha amiga somos orquidófilas amadoras e loucas por plantas.
    Bem, resolvemos ir a um orquidário, comprar alguma orquídea diferente, que não temos em nossa coleção.
    Andando prá lá, prá cá, fotografando, e….. eis que em um dos corredores do orquidário, adivinhem o que encontrei, a minha magnífica planta que não conseguia identificar nem encontrar em BH.
    Ela não tinha flores mas, reconheci pelas folhas. Fiquei louca, comprei logo e a trouxe para BH, feliz da vida. /tenho certeza de quando estiver dando flores vai causar um frisson nas minhas amigas que são lucas por plantas também, principalmente uma espécie como essa, que tenho certeza, quase ninguem conhece.
    Essa foi uma surpresa maravilhosa que tive.

  2. Desde que me deparei com a magnífica florada da medinila em fotografia de revistas de jardinagem , nunca deixei de procurar em todos os lugares e floriculturas. Neste fim de semana fui a Joinville, SC , visitar a exposição anual de orquídeas, maravilhosa por sinal, e qual não foi minha surpresa ao dar de cara com um lindíssimo vaso de medinila , florido e todo exibido! Como tinham mudas para vender, a minha já está no meu jardim, e sei que vou olhar todos os dias , na espera da sonhada florada!

  3. Encontrei no mostruário de uma flora em Lisieux esta belíssima for que nunca vira antes! Fiquei encantada ! Procurei como entrar na flora vi que estava fechada. Indagando da vizinhança informaram que os proprietários estavam de férias e que só voltariam na outra semana…e eu já estaria no Brasil… Passei a procurar em toda flora que ia…nada até que um dia vi a bela flor no jardim de uma senhora em BH. Mas, não estava à venda…Passado um bom tempo , uma amiga que sabia da minha procura , trouxe-me um vaso de metinila …fiquei feliz demais !

  4. Estava hospedada em um hotel em Copenhagen, numa das salas em frente ao elevador estavam dois vasos maravilhosos com plantas cheias de flores rosas. Fiquei encantada e tirei algumas fotos. Pensei em pesquisar para tentar encontrar uma maneira de conseguir uma muda mas, chegando ao Brasil, na correria do dia a dia, acabei esquecendo. Algum tempo atrásvisitando uma flora maravilhosa que existe perto da minha cidade, reconheci a folhagem da medinilla, uma muda gigante. Comprei, feliz da vida, uma pequena flor já está despontando! Cuido como se fosse um bebê !

  5. comprei uma muda linda com uns 45 cms,ela está dentro de cas com iluminçaõ indireta da janela de vidro ,mas têm aparecido umas queimaduras nas folhas , o que será?

  6. Vi uma foto de plantas raras no Google. Fiquei apaixonada pela medinila. E fui atrás! É linda demais. Ela se assemelha a uma begonia. Tenho uma, lindas flores.
    Mas ela é ímpar! A minha chegou hoje! Comprei a muda pois as sementes que comprei…. não nasceram. Agora é cuidar e torcer. Pois a muda chegou inteirinha lindas folhas verdes maravilhosas.
    Comprei do diego: Molina mudas e sementes. E_mail Molinadiego_1@hotmail.com
    É isso se tiverem sucesso já vou ficar feliz. Boa tarde.
    – Só acho que o viveiro deveria dar instruções sobre plantio e cuidados. #ficaadica.

  7. Minha planta está em vaso, recebe luminosidade durante todo dia e sol em aproximadamente 01 hora, porém não está desenvolvendo bem. As folhas perderam o viço e embaixo das folhas tem manchas parecendo ferrugem! Me ajuda, não quero perder minha planta!!!

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.