Sua dose diária de jardinagem no whatsapp - 100% Grátis Participar do Grupo

Manjericão-santo Tulsi

Ocimum tenuiflorum

Raquel Patro

Atualizado em

O Manjericão-santo Tulsi é uma subarbusto ereto, de folhas muito aromáticas e conhecido por seus usos religiosos, medicinais, cosméticos e condimentares. Ele é nativo do subcontinente indiano e amplamente cultivado no sul da Ásia. No aspecto, o Tulsi é muito semelhante ao manjericão comum (Ocimum basilicum). Ele apresenta ramos eretos, ramificados, muito pilosos, que vão lignificando a partir da base do caule. Suas folhas são elípticas a ovaladas, verdes ou arroxeadas, simples, pecioladas, macias, com margens denteadas, com filotaxia decussada e muito aromáticas. As flores arroxeadas surgem em verticilos ao longo de inflorescências terminais alongadas, do tipo rácemo. Ocorrem muitas variedades dessa espécie, e entre essas podemos citar a Krishna Tulsi, Vishnu Tulsi, Rama Tulsi, Vana Tulsi (selvagem), Shyama Tulsi e Thai Tulsi (própria da culinária tailandesa).

Foto de Dinesh Valke

O manjericão-sagrado Tulsi é utilizado há milhares de anos nas medicinas tradicionais da Índia: a Ayurveda e Siddha. Ele é rico em óleos essenciais e substâncias ativas como ácido oleanólico, ácido ursólico, ácido rosmarínico, eugenol, carvacrol, linalool e β-cariofileno, β-elemeno e germacreno. Amplamente usado como infusão de ervas, tem um aroma doce, marcante e pungente, e faz parte da tradição Vaishnava do Hinduísmo, em que os devotos realizam adoração envolvendo plantas ou folhas de manjericão-sagrado.

Para os hindus, cada parte do manjericão Tulsi é reverenciada e considerada sagrada. Até mesmo a terra entorno da planta é santa. Ele tem forte relação com o deus Vishnu e seus avatares, sendo usado em cerimônias de oferenda e adoração. Tradicionalmente, o Tulsi é plantado no centro do pátio das casas hindus, assim como no entorno dos templos. E da mesma forma como o respeito ao manjericão-santo é recompensador, seu desprezo atrai a ira de Vishnu. É proibido, por exemplo, cortar ou arrancar ramos da planta, ou mesmo jogar água suja perto dela. E apesar de que as folhas frescas sejam necessárias para o culto hindu, existem regras para isso, que incluem uma oração de perdão.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Deve ser cultivado sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica, bem drenável e irrigado regularmente. Ao contrário do manjericão comum, ele será mais durável, e seu aroma não se alterará com a floração. Cultive o Tulsi em sua horta ou jardim e sinta o prazer de infusões aromáticas, prepare incensos com seus ramos e veja muitas abelhas e borboletas visitando suas flores. Prefere temperaturas amenas a quentes, e teme o frio intenso ou geadas. Em locais de clima temperado, pode ser levado para dentro de casa no inverno, desde que fique próximo a uma janela bem ensolarada. Assim, ele irá perfumar os cômodos, com seu aroma refrescante. Multiplica-se por estacas e sementes, que germinam apenas na presença da luz. Coloque as sementes para germinar em substrato mantido úmido e somente após a última geada, na primavera. A germinação leva cerca de 3 semanas.


Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?

E aí, já tá imaginando o upgrade que seu jardim vai ganhar? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". "101 Técnicas de Jardinagem Explicadas" não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.

Bom, com o eBook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas, esse desejo pode virar realidade, e acredite, mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?

Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais. Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro oásis particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista?

Oferta por tempo limitado!

Sobre Raquel Patro

Raquel Patro é paisagista e fundadora do site Jardineiro.net. Desde 2006, ela desenvolve conteúdos especializados em plantas e jardins, pois acredita que todas as pessoas, sejam amadores ou profissionais, devem ter acesso a conteúdos de qualidade. Nerd de carteirinha, ela gosta de livros, ficção científica e tecnologia.