Sua dose diária de jardinagem no whatsapp - 100% Grátis Participar do Grupo

Mamona

Ricinus communis

Raquel Patro

Atualizado em

A mamona é um arbusto ou arvoreta de textura semi-lenhosa, tropical, perene, conhecida por suas qualidades de aplicações na indústria química e na de biodiesel, mas que também apresenta folhagem, flores e frutos bastante ornamentais. O caule é único, ereto e lenhoso em sua base, ramificando antes do final do primeiro ano de crescimento. Suas folhas são brilhantes, alternas, palmadas, profundamente lobadas, com margens dentadas e sustentadas por longos e fortes pecíolos. Na forma típica da espécie, elas surgem com tonalidades avermelhadas que gradualmente vão atingido a cor verde clara ou verde-escura. As flores surgem em inflorescências terminais do tipo panícula. As flores femininas são geralmente na cor verde, ou de tonalidades avermelhadas, sem pétalas. As flores masculinas são amarelo esverdeadas, com estames na cor creme. Os frutos que se formam são cápsulas globosas, com três sementes cada, recobertas de espinhos e podem ser verdes ou avermelhadas, de acordo com a cultivar. As cápsulas secas se dividem em três partes, expondo e liberando as sementes.

Há muitas cultivares de mamona, sendo que muitas delas prestam-se para a produção de óleo. No entanto, há variedades especiais para ornamentação e paisagismo, entre elas ‘Carmencita’, de folhas vermelhas e bronzeadas, com flores vermelhas; ‘Sanguineus’, com ramos e folhas e vermelhas; ‘Impala’, de tamanho pequeno e folhas pequenas que se tornam arroxeadas com a idade; ‘New Zealand Purple’, com uma bela e profunda tonalidade de roxo das folhas e ramos, ‘Gibsonii Mirabilis’ que é anã e tem folhas e ramos de um tom vermelho escuro e ‘Zanzibarensi’, que é alta e possui folhas verdes com nervuras brancas.

No paisagismo, a mamona é ótima para obter um “look tropical” no jardim, de forma rápida e eficiente. Pequenos grupos ou conjuntos com outras plantas e já obtemos um poderoso efeito. Ela é uma planta interessante também para projetos que exigem um paisagismo rápido, temporário e de efeito contundente. Ideal para feiras e áreas de exposição. Em climas quentes e úmidos pode ser utilizada em longas bordaduras e como pano de fundo para o paisagismo. Em áreas com clima temperado, a mamona é uma forma excelente de criar um efeito tropical entorno da piscina ou da varanda nos meses mais quentes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As sementes da mamona encerram um óleo bastante viscoso e fácil de solubilizar em álcool, de forma que ele é um ingrediente ideal para a produção de biodiesel. Este óleo, tem também diversas e valiosas aplicações na indústria química. Elas contém ainda uma poderosa toxina, a ricina, que é mortal mesmo em pequenas doses.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em qualquer tipo de solo, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente no primeiro ano de implantação. É muito fácil de cultivar e cresce a uma velocidade espantosa, adquirindo o tamanho de árvore com apenas 4 meses. Prefere o calor e a umidade tropicais, mas pode resistir a uma leve geada. Em países de clima temperado, pode ser conduzida como planta anual. Multiplica-se por sementes, postas a germinar na primavera, depois de ficarem de molho por 24 horas em água.


Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?

E aí, já tá imaginando o upgrade que seu jardim vai ganhar? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". "101 Técnicas de Jardinagem Explicadas" não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.

Bom, com o eBook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas, esse desejo pode virar realidade, e acredite, mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?

Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais. Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro oásis particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista?

Oferta por tempo limitado!

DE R$ 59,90 POR APENAS

R$ 19,90 à vista

Sobre Raquel Patro

Raquel Patro é paisagista e fundadora do site Jardineiro.net. Desde 2006, ela desenvolve conteúdos especializados em plantas e jardins, pois acredita que todas as pessoas, sejam amadores ou profissionais, devem ter acesso a conteúdos de qualidade. Nerd de carteirinha, ela gosta de livros, ficção científica e tecnologia.