Magnólia-amarela – Magnolia champaca

 Magnolia champaca, Champaca, Champaca-laranja , Champaca-fragrante , Magnólia

Foto: Aruna

A magnólia-amarela é uma árvore perenifólia a semidecídua, ornamental, originária do sudeste asiático e conhecida em todo mundo pelo delicioso perfume de suas flores. É considerada de porte médio, sendo que em cultivo ela alcança até 30 metros de altura, mas em seu habitat pode chegar a 50 metros, com até 1,9 metros de diâmetro de tronco. Seu tronco pode ser múltiplo ou único, com copa inicialmente piramidal que com o tempo vai adquirindo um formato umbeliforme (guarda-chuva). Suas folhas são ovadas a lanceoladas, alternas, grandes e brilhantes, com estípulas na base. As flores são formadas por 15 tépalas recurvadas nas pontas e numerosos estames. Elas podem ser brancas, amarelas ou amarelo-pálidas, de acordo com a variedade e seu perfume pode ser sentido à distância. Os frutos são formados por carpelos elipsóides a obovados, deiscentes, que produzem de duas a quatro sementes. As sementes são recobertas por arilo e muito atrativas para os passarinhos.

Detalhe dos frutos. Foto de Kanoak
Detalhe dos frutos. Foto de Kanoak
No paisagismo, a magnólia-amarela pode ser aproveitada isolada ou em grupos, adequando-se bem a estilos orientais e tropicais. Em grupos, pode formar renques ou pequenos bosques, em grandes áreas, sempre ao longo de caminhos e estradas, onde seu perfume possa ser valorizado. Da mesma forma, plante-a isolada em locais de passagem, para que os transeuntes possam observar as flores e sentir o aroma. Cuide para não localizá-la muito próximo de janelas e portas de quartos, pois o forte perfume pode incomodar pessoas mais sensíveis. Na Índia ela é considerada sagrada, sendo plantada no entorno de templos, tanto budistas como hindus. De sua madeira, de textura fina, cor escura, moderada resistência e forte aroma, são fabricados brinquedos, caixas, objetos de arte, móveis e utensílios, além de ser aproveitada na construção civil. Das flores da magnólia-amarela é extraído um óleo essencial de rica fragrância, utilizado na indústria da perfumaria. Ela é uma das notas presentes no famoso perfume “Joy“, de Jean Patou. As flores ainda são utilizadas em colares típicos (leis), para adornar o cabelo das mulheres e enfeitar ambientes e espelhos d’água.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, profundo, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente no primeiro ano de implantação. Apesar de ser uma árvore tropical, a magnólia-amarela pode tolerar geadas leves depois de bem estabelecida, tornando-a própria também para o clima subtropical do sul do país e o tropical de altitude de alguns municípios. Multiplica-se por alporquia e por sementes, postas a germinar na primavera. As sementes devem ser colhidas quando os frutos estão prestes a abrir, antes de caírem no chão. Elas precisam ser escarificadas em água para remoção de todo o arilo, que contém inibidores da germinação. Após a escarificação plante em substrato arenoso, mantendo a umidade constante. A germinação ocorre entre um a dois meses após o plantio, com taxa de 20 a 30%.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Medicinal:

  • Indicações: Regular a menstruação, Infecções da garganta, Febre, Artrite, Reumatismo, Anticoncepcional, Recuperação no pós-parto, Inseticida, Tumores, Micoses
  • Propriedades: Inseticida, Anti-tumoral, Fungicida, Estimulante, Tônico, Diurético
  • Partes Utilizadas: Raízes, Casca das raízes, Folhas, Flores, Sementes

5 comments on “Magnólia-amarela – Magnolia champaca

  1. Olá, tenho uma dúvida. Sendo essa árvore não nativa daqui, os insetos e pássaros não a usarão com seus ninhos? Qual seria a diferença entre ela e uma nativa, nesse sentido?
    Obrigada

  2. Os animais não fazem essa distinção Arlette. Mas não sabemos ao certo o impacto ambiental que uma planta exótica causa em cada ambiente. A preferencia por nativas é uma escolha ecológica e sustentável.

  3. Olá,

    Tenho uma árvore desta espécie na porta da minha casa e gostaria de fazer a remoção, será que algum botânico se interessa, tenho alvará da prefeitura para remoção.

    Caso alguém se interesse, favor contatar-me (11) 94645 5626
    Luciana

    Luciana

  4. Olá! Estou tentando plantar essa árvore com sementes que eu colhi, mas não sei como escarificar! Há alguma indicação de leitura para saber como fazer esse processo? E quando é a melhor data para plantar essas sementes? Obrigado!

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.