Lírio-asteca – Sprekelia formosissima

O lírio-ateca é bastante semelhante ao Amarílis. É uma planta bulbosa, com folhas longas, verdes, laminares e dispostas em roseta. Na primavera produz uma longa haste com uma única flor vistosa, de cor vermelho escarlate. As flores são simétricas bilateralmente, da mesma forma que uma orquídea: elas têm uma ampla pétala ereta superior, duas estreitas pétalas laterais, e três pétalas inferiores, parcialmente unidas. Os estames e o estigma são longos. Após a polinização cruzada, forma-se um fruto, do tipo cápsula, deiscente, com sementes negras.

É mais frequente o plantio do Lírio-asteca em vasos. Desta forma, colocando-o próximo a uma janela ensolarada é possível vê-lo florescer quase todos os anos. No entanto, ele pode ser plantado no jardim, de preferência em canteiros elevados, com solo arenoso a rochoso. Em regiões sujeitas a geadas e frio intenso no inverno, deve-se recolher os bulbos no outono, para serem armazenados secos em sacos de papel, em local protegido da umidade e frio. O plantio dos bulbos deve ser efetuado na primavera, após a última geada.

Deve ser cultivado sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável e rico em matéria orgânica. Não exige podas e seu cultivo é considerado fácil. Fertilizações anuais durante o replantio e crescimento estimulam as florações e una folhagem viçosa. Aprecia irrigação freqüente durante o crescimento e floração. No inverno, deve-se suspender as regas para não apodrecer o bulbo que inicia o período de dormência. Multiplica-se por sementes e, mais comumente, por divisão dos bulbilhos formados junto ao bulbo mãe. Mesmo quando bem cultivados os lírios-astecas podem não florescer todos os anos. Divida e replante os bulbos apenas durante o período de dormência.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

2 comments on “Lírio-asteca – Sprekelia formosissima

  1. Olá. Faz 2,5 anos que procuro uma muda da flor de lis (sprekelia formosissima). Seria legal ter também sugestões de onde podemos comprar. Se puder me ajudar agradeço.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.