Lavatera-de-três-meses – Lavatera trimestris

A lavatera-de-três-meses é uma planta herbácea e anual, que se destaca por sua floração abundante e bela. Seu porte é um pouco maior que a maioria das floríferas anuais de jardim. Ela alcança de 45 a 80 cm de altura. Seu caule é ramificado, ereto e verde, mas que em algumas variedades atinge tonalidades avermelhadas com o tempo. As folhas são dispostas alternas, com margens serrilhadas, sendo que as inferiores são cordadas e as superiores lobadas. Tanto ramos quanto folhas apresentam pêlos finos e esparsos.

As flores surgem na primavera e verão, e são grandes, axilares, solitárias, simples, em forma de trompete e muito vistosas. De acordo com a cultivar elas podem ser róseas, brancas ou vermelhas, em diferentes tonalidades. Elas são bastante atrativas para abelhas e borboletas. Os frutos são do tipo esquizocarpo, divididos em 12 mericarpos, contendo as sementes.

No jardim, a lavatera é perfeita para a formação de maciços e bordaduras. As tonalidades delicadas de suas flores acrescentam charme e sofisticação ao paisagismo. Combina com jardins de inspiração campestre e européia, como jardins ingleses, franceses ou italianos. Por sua resistência à seca é ainda uma excelente opção para jardins rochosos e áridos. Também pode ser plantada em vasos e jardineiras, adornando pátios e varandas.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares. A lavatera não tolera encharcamento, o que pode provocar rapidamente o apodrecimento de suas raízes. No entanto, ela é capaz de tolerar curtos períodos de estiagem. Multiplica-se por sementes que devem ser postas a germinar no final do inverno (em estufas) ou no início da primavera (no jardim). Sensível a transplantes. Não resiste às geadas. A renovação dos canteiros é anual.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.