Sua dose diária de jardinagem no Telegram - 100% Grátis Participar do Grupo

Laranjinha-kinkan

Fortunella margarita

Raquel Patro

Atualizado em

A laranjeira-kinkan (Fortunella margarita) é um arbusto ou pequena árvore perenifólia, frutífera e ornamental, muito semelhante às plantas do gênero Citrus, aos quais pertencem as laranjas e tangerinas. Elas se diferenciam principalmente pelos frutos menores, com poucos gomos, e de casca fina e comestível. O tronco é bastante ramificado, podendo ter ramos muito espinhentos ou lisos, e o crescimento é lento, chegando a 5 metros de altura.

As folhas são lanceoladas, alternas, coriáceas, glabras, com a página superior verde-escuro e a inferior, verde clara. As flores surgem na primavera, nas axilas foliares, e são brancas, muito perfumadas, em rácemos de um a quatro. Os frutos amadurecem no outono, e podem ser redondos, elipsóides ou piriformes, de acordo com a variedade.

Em geral, as laranjinhas-kinkan apresentam casca fina, delicada, doce e comestível, com a polpa um tanto azeda. As quatro principais variedades de kinkan são a “Marumi”, de frutos redondos, a “Nagami”, de frutos elipsóides a ovais, a “Fukushu”, de frutos redondos a piriformes, e a “Variegada”, de frutos variegados de listras amarelas.

Essa laranjeira de características especiais é ideal para cultivar em vasos, ou em jardins pequenos. Por apreciar meia-sombra, pode ser posicionada próximo a uma janela bem ensolarada mesmo em ambiente interno. Se bem conduzida, ela forma copa densa e bonita. Se notar uma copa com poucas folhas e sem frutificar, provavelmente ela está recebendo exposição solar insuficiente. É muito produtiva, sendo que uma planta pode produzir de centenas a milhares de frutos por ano.

Como realiza a auto-polinização, não é necessário ter mais de uma árvore para a obtenção de frutas. No Japão, os frutos são comumente consumidos inteiros, in natura, mas há quem não goste da polpa, ingerindo apenas à casca. Também se presta para a confecção de doces, compotas, geléias, molhos, licores, conservas, etc. É uma fruta riquíssima em vitamina C e de baixo valor calórico. A kinkan também tem seu lugar cativo na arte do bonsai, sendo preferida por muitos aficcionados.

A laranjinha-kinkan deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra (pelo menos 4 horas de sol direto), em solo fértil, profundo e bem drenável, preferindo os ligeiramente ácidos. Aprecia regas regulares, principalmente nos primeiros anos após o plantio. É uma das fruteiras cítricas que mais resiste ao frio intenso, entrando em dormência durante o inverno rigoroso e rebrotando na primavera. No entanto, se ocorrer geada no início da primavera, pode se danificar seriamente.

Também é resistente à salinidade dos ambientes litorâneos, sendo própria para a casa de praia. Para obter uma árvore sempre produtiva e livre de pragas e doenças, efetue podas anuais na laranjinha-kinkan para limpeza e arejamento da copa. Fertilize durante a primavera, verão e outono, com adubos próprios para árvores frutíferas. Multiplica-se por sementes, estacas, mas principalmente por enxertia sobre limão-cravo, laranja-amarga ou pomelo.

Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?

E aí, já tá imaginando o seu jardim mais lindo? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". O ebook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.

Ebook 101 Técnicas de Jardinagem

Bom, com este eBook seu desejo pode virar realidade, e acredite, é mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?

Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais.

Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro paraíso particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista? Aproveite o super desconto, é por tempo limitado!

Sobre Raquel Patro

Raquel Patro é paisagista e fundadora do site Jardineiro.net. Desde 2006, ela desenvolve conteúdos especializados em plantas e jardins, pois acredita que todas as pessoas, sejam amadores ou profissionais, devem ter acesso a conteúdos de qualidade. Nerd de carteirinha, ela gosta de livros, ficção científica e tecnologia.