Lança-de-são-jorge – Sansevieria cylindrica

A lança-de-são-jorge é uma planta herbácea, rizomatosa e suculenta, que por suas características esculturais e sua rusticidade, torna-se uma planta ornamental de interior por excelência. Suas folhas crescem em forma de leque, em rosetas basais. Elas são cilíndricas, eretas, rígidas e lisas, de cor verde-escura a acinzentadas com raias verde-claras. O florescimento ocorre uma vez ao ano, na primavera. As inflorescências surgem da base da planta, são longas e possuem efeito ornamental secundário. Elas contém numerosas flores tubulares, fulgazes, de cor branca rosada e muito perfumadas.

No jardim, a lança ganha destaque em bordaduras ao longo de prédios e muros. Mas pode ser utilizada isolada ou em grupos, compondo com outras plantas. É frequente e elegante seu uso em jardins contemporâneos ou de inspiração desértica, como jardins áridos, mexicanos, mediterrâneos, rochosos, etc. Seu uso mais frequente, no entanto, ainda é em vasos e jardineiras, adornando interiores, onde poucas espécies de desenvolvem. Por sua resistência à estiagem, é uma das poucas plantas que toleram ambientes com ar condicionado. Da mesma forma que o bambu-da-sorte, a lança-de-são-jorge pode ser trançada, ganhado um aspecto ainda mais curioso e interessante. É fácil de manter, sendo ideal para jardineiros de fim de semana e iniciantes, pois prospera mesmo com negligência e falta de regas.

Deve ser cultivada sob sol pleno, meia sombra ou luz difusa, em solo leve e bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado de forma esparsa. É bastante tolerante à estiagem. No tempo quente e seco recomenda-se que as regas sejam quinzenais e no tempo frio e úmido, que sejam mensais. Fertilize na primavera e verão com adubos próprios para cactos, ou outros com baixo nitrogênio. Não resiste ao encharcamento, apodrecendo rapidamente nestas condições, portanto evite colocar o vaso sobre pratos. Reenvase a cada dois anos. Prefere climas quentes, mas pode se aclimatar ao frio, principalmente se cultivado em estufas ou ambientes protegidos. Multiplica-se por separação das mudas que se formam junto à planta mãe, assim como por estacas das folhas.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Alerta:

Ao manusear a planta use óculos de proteção, evitando assim que as folhas pontiagudas machuquem os olhos.

20 comments on “Lança-de-são-jorge – Sansevieria cylindrica

  1. Boa tarde
    Coloquei uma lança de são jorge junto com o bambu da sorte com agua.E a lança está Muito bonita e bem verdinha.

  2. Comprei uma muda à 8 anos. E o que mais faço é presentear. É uma planta que não me dá nenhum tipo de trabalho. Maravilhosa… Eu não sabia a procedência, por ser Evangélica tentaram me intimidar dizendo que não era legal…Absurdo!!! Libda planta,super arrumada!!! Amo!!!!

  3. Eu tenho uma mini lança de São jorge. No início ela era bem erecta. Mas agora está ficando com as pontas levemente curvas. Isso significa erro na rega?

  4. Comprei 2 vasos de lança de são Jorge.Eles estão muitos altos e gostaria de saber se posso cortar as pontas das lanças.

  5. Acabei de comprar um vaso de Lança de Ogum, estou cuidando conforme foi descrito. Há alguns dias surgiram brotos de cogumelos, como posso tratar? Isso é normal? Eles estão crescendo muito rápido e não encontro nada na Internet que fale como proceder. Por favor, me ajude, porque tenho gatas em casa e tenho medo que elas possam comer. https://uploads.disquscdn.com/images/c690d8e6771a115ec0c7812c3d21ed4a9057472a129d1440982a6c34366439db.jpg

  6. Os cogumelos são sinal de que há matéria orgânica no substrato da sua lança. Em geral, os cogumelos não fazem mal à planta, principalmente se forem exclusivamente decompositores como a maioria deles. Pelo contrário, eles ajudam a fertilizar o solo, transformando a matéria orgânica em inorgânica, que pode ser então absorvida pelas plantas. No entanto, eles são um sinal de excesso de matéria orgânica, que pode prejudicar o desenvolvimento da planta. Experimente colocar a planta em local que pegue sol direto pela manhã ou à tarde e reduza um poucos às regas.

  7. Não faça isso! Você irá descaracterizar as plantas. Talvez seja o caso de movê-los para outro local e comprar uma variedade de menor porte. Há algumas opções de plantas anãs. Pode ser também que o local esteja recebendo pouca iluminação e isso esteja causando o estiolamento da planta, que cresce muito em altura.

  8. Tenho dois vasos há uns a anos. Atualmente apareceram manchas marrons e sob elas a planta seca, vergando e matando a lança onde apareceu. Não sei o que fazer.

  9. Bom Dia!!! Por favor minha dúvida é a mesma do Ricardo acima citado. A planta seca vergando e morre. Me ajude por favor. Tem algum adubo próprio?

  10. possuo um imóvel onde foi planta a lança de são jorge e hoje transformou-se numa moita de quase quatro metros quadrados. Já pedi a algumas pessoas para acabar com elas mas não foi levado ao fim. Quero saber se posso aplicar algum herbicida e qual seria para acabar com ela, pois do contrário terei que alugar uma retro escavadeira. (por favor me orientem, pois não é brincadeira não),

  11. Tenho um cão rottweiler, que completou 4 meses agora, ele adora mastigar minhas lanças de são jorge, será venenoso? Ele parece que gosta bastante.

  12. A minha planta não quer crescer e uma apodreceu não sei cuidar acho que dei muita agua vou adubar para ver se salvo

  13. BOA TARDE! TENHO UMA LANÇA DE SÃO JORGE NO MEU TRABALHO, ESTAVA LENDO O ARTIGO E VI QUE ELA FLORESCE UMA VEZ POR ANO. A MINHA FLORESCEU DUAS VEZES JA EM MENOS DE 6 MESES.

  14. Oi, tudo bem, tenho muita lança de São Jorge, tanto a grande como a pequena, em meu quintal, mas queria fazer vasos. Tenho que desenterrar de raiz??
    Desde já obrigado!!

  15. Bom dia.
    Tenho uma mine lança trançada, mas esses dias 1 parte dela está ficando amarela.O que faço.Não quero perder ela.Me ajudem!!!

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.