Jacinto-uva – Muscari armeniacum

O jacinto-uva é uma planta herbácea e bulbosa, originária da região do mediterrâneo. Suas folhas são basais, longas, lineares ou achatadas, carnosas e suculentas. As inflorescências são cônicas, eretas, formadas por numerosas flores esféricas, de coloração azul arroxeada, com perfume parecido com almíscar. É fácil entender porque o jacinto-uva tem este nome popular, já que suas belas inflorescências guardam incrível semelhança com cachos de uvas. A floração ocorre na primavera.

O jacinto-uva tem porte baixo, cerca de 15 a 25 cm de altura. Ele é bastante rústico e fácil de cultivar, sendo indicado para jardineiros iniciantes. No paisagismo, presta-se para a formação de maciços e bordaduras, e são muito apreciados sob a sombra difusa de árvores e arbustos. É bastante apropriado para jardins rochosos ou em vasos. Utilizado também como flor-de-corte. As principais variedades são ‘Blue Spike’, ‘Heavenly Blue’, ‘Saphire’ (flores mais duráveis), ‘Album’ (flores brancas), ‘Carneum’ (flores róseas) e ‘Caeruleum’.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente no período vegetativo. Assim como muitas outras plantas bulbosas, o jacinto-uva necessita de um período de frio para que possa florescer na primavera. No verão, após o amarelecimento completo das folhas, os bulbos podem ser removidos do solo, limpos e guardados em local seco, fresco e arejado. Aprecia clima mediterrâneo, temperado, subtropical e tropical de altitude. Para florações intensas, indica-se o replantio e adubações bienais. Multiplica-se facilmente por separação dos bulbos que se formam ao redor da planta mãe e por sementes.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.