Iuca-gigante – Yucca gigantea

A iuca-gigante é um arbusto ou árvore, de aspecto escultural. Seu tronco pode ser simples ou múltiplo e com o tempo vai se tornando cada vez mais áspero e rugoso, com a base dilatada. As folhas surgem em roseta espiral e são acuminadas, verdes, longas, brilhantes, rígidas e com bordos serrilhados. Diferente de outras iucas, esta não possui espinhos. Como em algumas palmeiras, as folhas mortas podem demorar a cair, formando uma saia sob a copa. A inflorescência é ereta e exuberante, surgindo acima da folhagem na primavera e verão. As flores são cerosas, brancas e em forma de sino. Elas necessitam de uma mariposa específica para a polinização. Os frutos que se seguem são ovais, carnosos e de cor marrom. Ocorre ainda uma forma variegada da plana, com folhas margeadas de creme ou amarelo.

As iucas-gigantes são excelentes para emoldurar prédios e casas de dois ou mais pisos. Elas necessitam de terrenos grandes para se desenvolver plenamente e não ficarem desproporcionais com o crescimento. Ficam majestosas em jardins tropicais e contemporâneos. Podem ser plantadas isoladas ou formando renques. Os exemplares jovens, quando envasados, são muito aproveitados como plantas de interior, adornando salas, escritórios, e muitas vezes corredores e praças de shopping centers.

Que tal ganhar dinheiro fazendo o que mais ama?

Jardinagem e Paisagismo

Se você adora estar entre as plantas e sujar as mãos de terra como eu, pode transformar a sua vida agora mesmo através da profissionalização. Seja feliz hoje, não deixe para depois.

As inflorescências, denominadas Izotes, nos países da América Central, são as flores símbolo de El Salvador. Elas são utilizadas em arranjos florais por serem vistosas e muito duráveis. As pétalas são comestíveis e utilizadas por seu sabor azedo em preparações culinárias.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável e irrigado regularmente. Tolera diferentes tipos de solo, mas deve-se evitar os mais argilosos ou com problemas de drenagem. O excesso de água provocará facilmente o apodrecimento das raízes. Depois de bem estabelecida é extremamente resistente à estiagem. Aceita de forma moderada solos com teores elevados de sal, como os presentes no litoral. Tolera podas. Se cultivada em interiores, cuide para que receba muita claridade e ventilação. Multiplica-se por sementes, estacas ou separação de brotações basais.

Que tal ganhar dinheiro fazendo o que mais ama?

Jardinagem e Paisagismo

Se você adora estar entre as plantas e sujar as mãos de terra como eu, pode transformar a sua vida agora mesmo através da profissionalização. Seja feliz hoje, não deixe para depois.

Quero saber mais

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

2 comments on “Iuca-gigante – Yucca gigantea

  1. Já usei muito em jardins , pela sua resistência e imagem estética muito boa. Quando floresce é um espetáculo à parte.

  2. Bom dia
    Gosto muito da yucca mas tenho uma duvida: qual a diferença entre uma yucca e uma fiteira (Cordyline australis). Para um leigo como eu, olho para ambas e parecem me iguais?
    Obrigado
    Nuno

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.