Íris-japonesa – Iris japonica

 Iris japonica,

Foto: Qwert1234

A íris-japonesa é uma planta rizomatosa, herbácea, de folhagem e florescimento ornamentais. Ela é originária da China e Japão, locais de clima temperado e assim, se adapta ao clima ameno e subtropical do sul e sudeste do Brasil. Suas folhas são estreitas, verde-escuras, brilhantes, longas e surgem em leque, partindo dos espessos rizomas aromáticos que se desenvolvem sobre o solo. O florescimento ocorre no início da primavera, quando hastes rígidas e ramificadas se elevam na folhagem sustentando suas graciosas flores que podem ser brancas, azuis ou roxas. As flores são salpicadas com desenhos em azul e amarelo ouro. Suas pétalas e sépalas tem características margens encrespadas.

No jardim, a íris-japonesa presta-se para a formação de belos maciços e bordaduras. Sua rusticidade e intenso florescimento a tornam uma excelente opção em jardins perenes e de baixa manutenção. É possível encontrar a íris-japonesa com facilidade, pois ela é vendida em floriculturas e supermercados geralmente como outras bulbosas, encarteladas. Ao plantar, tome cuidado para não enterrar o rizoma por completo, de forma que ele fique na horizontal, receba a luz do sol e não apodreça sob o solo. Na medicina tradicional chinesa, o rizoma é utilizado para tratar ferimentos e doenças. A decocção da planta é utilizada contra bronquite, reumatismo e doenças internas.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, de pH neutro, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o clima ameno a temperado, sem no entanto apreciar o frio intenso. Não tolera encharcamentos por tempo prolongado. Construa canteiros elevados se o seu jardim for em local muito baixo ou com problemas de drenagem. Fertilize no final do inverno e durante a primavera e verão mensalmente. Irrigue com mais frequência durante a floração. Multiplica-se por divisão dos rizomas e das touceiras enraizadas.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Medicinal:

  • Indicações: Bronquite, reumatismo, ferimentos.
  • Propriedades: Desconhecidas
  • Partes Utilizadas: Rizoma

Alerta:

Todas as partes da planta são tóxicas. Não utilize como medicinal sem a devida orientação médica.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.