Íris-da-praia – Neomarica candida

A íris-da-praia é uma planta rizomatosa, herbácea, de folhagem e florescimento decorativos. Dos fortes rizoma saem folhas de cor verde-brilhante, glabras, laminares, em disposição de leque. Com o tempo, a planta vai adquirindo um aspecto cheio e entouceirado. Na primavera e verão, despontam hastes eretas e altas, que surgem do meio da folhagem e sustentam as delicadas flores. Cada flor da íris-da-praia tem três sépalas brancas, horizontais, com rajados de marrom na base e três pélatas azuis, recurvadas, elevadas e também rajadas. Por estas pétalas diferenciadas, muitas pessoas confundem a íris-da-praia com orquídeas. As flores são efêmeras, durando apenas um dia. Após a floração, as hastes florais pendem e podem tocar o solo, enraizando e formando novas mudas. Por este motivo a planta recebe o nome de Íris-caminhante também.

No paisagismo a íris-da-praia é uma opção recorrente, visto que é rústica, exigindo pouca ou nenhuma manutenção, além de ser perene e acima de tudo muito ornamental. Mesmo quando está sem flores, suas folhas brilhantes e a textura cheia cumprem bem o seu papel, embelezando o jardim. Assim ela pode ser utilizada em maciços e bordaduras, preferencialmente sob meia-sombra. Também pode ser plantada em vasos e jardineiras.

Deve ser cultivada sob sol pleno, meia sombra ou sombra clara, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Floresce melhor quando recebe luz solar direta ao menos algumas horas por dia. Aprecia a umidade tropical. Resiste ao frio e geadas. Tolerante à salinidade e ventos litorâneos. Por ocasião do plantio, deve evitar enterrar demais os rizomas, pois assim eles tendem a adoecer e produzem menos flores. Multiplica-se por divisão dos rizomas, das touceiras, por separação das mudas que se formam nas hastes florais ou por sementes.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

11 comments on “Íris-da-praia – Neomarica candida

  1. Esta planta é encantadora, sua flor é maravilhosa, de fácil cultivo, fácil multiplicação, se adapta a clima e solo. A parte ruim, é que a flor dura apenas 1 dia. Porém dá muitas flores.

  2. plantei uma ÍRIS Lilas, ela floreceu após 2 anos e meio plantada num vaso ao lado da janela da sala, recebe luz a manhã inteira e recebe água regularmente , ontem abriu a primeira flor,está se preparando para abrir outro botão, lindíssima, ao entardecer ela se fechou e hoje secou…é uma pena durar 1 dia apenas, muito linda mesmo, estou apaixonada pela flor.

  3. Eu tenho! está cheia de flores…a cada dia…rs…pois duram um dia abertas, depois fecham e caem…mas sempre abrindo mais

  4. As flores da touceira que possuo surgem de aberturas que acontecem entre as lâminas da folha e não por hastes e à partir deste surgimento, as flores sempre aparecerão no mesmo local .Desde maio, e estamos em setembro, surgem no mínimo 8 flores por semana. Pena não ter como enviar fotos.

  5. Olá!
    Em 2015, em viagem à Chapada, ganhei da dona de uma pousada, uma planta, que por muito tempo não sabia o nome. Um ano depois, para minha surpresa ela florou pela primeira vez. Flores belíssimas. Brancas com pétalas azuis com o miolo rajado de marrom. Pesquisando na internet, descobri que se tratava de um lírio, confirmando minha suspeita, apesar de não conhecer muito de plantas ornamentais.
    Ela tem se reproduzido. Esta semana ela abriu umas dez flores. Lindas!
    Agradeço pelas informações aqui publicadas, pois foram importantes para confirmar a identificação deste Lírio. O Lírio da Praia.

    Com gratidão,

    Zoraia

  6. Poxa! Tão linda e tão breve. A minha comprei há uma semana e é idêntica a da foto. Ontem à noite, 01 de outubro, vi cinco botões se abrindo e quando foi hoje pela manhã já estavam abertos e lindos. À tarde quando voltei para casa vi as flores murchas e sem vida. Achei que as tivesse mal tratado, como já fiz com muitas plantas que floram. Agora, depois de identificá-la e visitando esta página, vejo que minha alegria com essas flores dura apenas um dia por florada. Que pena!!!

  7. Tenho uma flor e queria saber nome dela e mais informações. Ela abre flor ao entardecer, fecha a noite e no outro dia já está seca, seu ciclo é tão pequeno! Como eu faço pra te enviar uma foto?

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.