Ipoméia-rubra – Ipomoea horsfalliae

A ipoméia-rubra é uma trepadeira semi-lenhosa e volúvel, de crescimento moderado. Ela apresenta folhas perenes, palmadas, com cinco a sete folíolos verde-escuros e brilhantes. Os botões florais se assemelham a pequenos frutos. As flores são grandes, em forma de funil e de textura cerosa. Na forma típica são de cor vermelho-bordô, mas ocorrem variedades de flores brancas-rosadas, roxas e rosas-arroxeadas, mais raras em cultivo. Elas têm estames longos com anteras de cor creme. As flores da ipoméia-rubra são muito atrativas para os beija-flores, abelhas e borboletas.

É uma trepadeira tropical vigorosa, própria para revestir grades, treliças, cercas ou pérgolas. Apesar de delicada no seu primeiro ano, após seu pleno estabelecimento, ela se torna bastante resistente. Também pode ser cultivada em vasos e jardineiras, desde que lhe seja oferecido suporte adequado. Apesar de apreciar o calor, esta trepadeira pode ser plantada em ambientes protegidos, como interiores e estufas, nos países de clima temperado a frio. A floração se estende da primavera ao outono.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. Tolerante a podas drásticas. A ipoméia-rubra é uma planta bastante rústica e de baixa manutenção. As podas devem ser realizadas após o florescimento, para controlar o crescimento e estimular a próxima floração. Multiplica-se por estaquia ou alporquia dos ramos e por sementes.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

5 comments on “Ipoméia-rubra – Ipomoea horsfalliae

  1. Tenho uma ipmea rubra, e achei que nao ia florescer, mas depois de sete meses ela me surpeendeu como floresce e tem dois meses e continua linda. Indico a todos que gostariam de ter uma trepadeira pois e muito apaixonante.

  2. Oi a minha também me surpreendeu, achei que não iria brotar mais… o galho secou mas derrepente brotou, fiquei muito feliz , flor muito linda espero que ela continue assim no meu vaso.

  3. A minha hipomeia está em um vaso, tenho ela faz três anos, mas seu crescimento é super lento, coloco adubo regularmente, mas me disseram que no inverno não pode adubar e essa semana fiz uma poda dos galhos secos e ela ficou triste e começou a murchar… o que faço?

  4. Tenho uma ipoméia plantada no solo de um pergolado. Ela está maravilhosa, mas a raiz está estourando todo o chão de pedra.
    O que fazer?

  5. Tenho uma Ipomea Rubra ela está em um vaso , deve ter uns 6 meses começou a dar flores , mas elas caem antes mesmo de abrir .A primeira que abriu fechou a noite e caiu no dia seguinte . Agora os botões caem antes de abrir. O que fazer?

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *