Framboesa – Rubus idaeus

 Rubus idaeus,

Foto: Juhanson

A framboesa é um arbusto decíduo, perene, muito frutífero, originário da Europa e da Ásia, e que atualmente é cultivado em diversas regiões temperadas do mundo. Do seu sistema radicular perene surgem a cada ano hastes bienais, arqueadas e recobertas por espinhos. No primeiro ano de crescimento, estas hastes crescem eretas, altas e sem ramificações, até atingir a altura de 1,5 a 2 metros. Estas hastes possuem grandes folhas pinadas com 5 a 7 folíolos, porém sem flores. No segundo ano, as hastes não crescem em altura, mas emitem muitos ramos laterais, se arqueando e ramificando. Estes ramos laterais carregam folhas menores, também pinadas, mas com 3 a 5 folíolos. Deles surgem pequenos rácemos curtos e terminais, com flores brancas. As flores são hermafroditas e permitem a auto-fecundação. Frutifica no verão ou outono, de acordo com a cultivar. A framboesas é uma fruta agregada, com numerosas drupas em torno de um núcleo central. Ela se separa deste núcleo ao colhera fruta, tornando-se assim oca.

A framboesa é um fruto vermelho, comestível, doce e levemente ácido, excelente para caldas que acompanham mousses, sorvetes, iogurtes e pudins. Também pode-se fazer geléias, tortas, bolos, licores, vinagres, vinhos, xaropes, chás, sorbets, picolés, etc. Para remover as sementes basta peneirá-las após o cozimento.

Que tal ganhar dinheiro fazendo o que mais ama?

Jardinagem e Paisagismo

Se você adora estar entre as plantas e sujar as mãos de terra como eu, pode transformar a sua vida agora mesmo através da profissionalização. Seja feliz hoje, não deixe para depois.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, profundo, levemente ácido, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Não tolera solos pesados, pobres ou alcalinos. Apesar de vegetar melhor sob sol pleno, pode-se cultivá-lo sob meia sombra, protegido por uma árvore de copa rala por exemplo. Necessita de pelo menos 700 horas de frio abaixo de 7°C ao ano, para que frutifique. Desta forma, seu cultivo é restrito às regiões temperadas do mundo. Sensível à ventos fortes.

É recomendado podar os ramos que já frutificaram a cada ano. E a cada quatro anos, remover e dividir as touceiras, mudando-as de lugar. Multiplica-se por estaquia de ramos semi-lenhosos, alporquia e por divisão das touceiras.

Que tal ganhar dinheiro fazendo o que mais ama?

Jardinagem e Paisagismo

Se você adora estar entre as plantas e sujar as mãos de terra como eu, pode transformar a sua vida agora mesmo através da profissionalização. Seja feliz hoje, não deixe para depois.

Quero saber mais

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Medicinal:

  • Indicações: Obesidade, Pós-parto, Diarréias, Vômitos, Inflamações da boca, Tonsilite, Escorbuto, Pressão Alta, Feridas, Conjuntive, Úlceras varicosas, Queimaduras
  • Propriedades: Antioxidante, Emagrecedor, Antiemético, Antiinflamatória, Adstringente, Descongestionante, Diurético, Anti-escorbútica, Tônico e Estimulante
  • Partes Utilizadas: Folhas, frutos

Alerta:

Esta planta possui espinhos. Tenha cuidado ao manuseá-la e use luvas.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.