Sua dose diária de jardinagem no whatsapp - 100% Grátis Participar do Grupo

Fotínia

Photinia x fraseri

Raquel Patro

Atualizado em

A fotínia é uma arbusto lenhoso, de folhagem cheia, vistosa e colorida, muito apreciada no paisagismo por estas qualidades. Ela é um híbrido originário do cruzamento entre duas espécies de fotínias orientais, a japonesa (Photinia glabra) e a chinesa (Photinia serrulata). Seu caule é ereto, ramificado e apresenta crescimento rápido, alcançando facilmente 2 a 3 metros de altura. Suas folhas são brilhantes, perenes, coriáceas, alternas e com margens finamente serrilhadas. As folhas apresentam cores diferentes, de acordo com o estágio. Quando brotam são vermelhas, e de longe parecem até flores, mas com o tempo adquirem tonalidades acobreadas, até terminar com um verde escuro e intenso. A floração ocorre na primavera e verão, despontando lindas inflorescências do tipo umbela, com numerosas flores brancas e pequenas.

No jardim, a fotínia destaca-se por ser uma espécie rústica, bonita e versátil. Pode ser utilizada isolada, como destaque, em conjuntos contrastantes com outras espécies ou em grupos e cercas-vivas. Em plantios isolados, pode ser conduzida como arbusto informal, formal ou até mesmo como arvoreta, podendo alcançar até 5 metros de altura. Nestes casos, podas de formação anuais são mais indicadas para obter uma forma cheia e arredondada e propiciar a floração. Já em cercas-vivas, as podas mais freqüentes reduzem o período de floração, estimular um adensamento maior do arbusto, além é claro, de incentivar o constante brotamento das lindas folhas vermelhas. Também pode ser plantado em vasos, com replantio a cada 2 anos.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, com pH neutro a levemente alcalino, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Não tolera encharcamentos ou salinidade, portanto não deve ser utilizado à beira-mar. Prefere o clima subtropical, mas resiste ao calor intenso. Sob meia-sombra seu colorido tende a ser menos vibrante. Para apresentar constantemente suas folhas vermelhas, deve ser podado com freqüência, no entanto, nestas condições apresenta floração menor ou inexistente. Fertilizações anuais com NPK e micronutrientes são fundamentais para a boa saúde da planta. Multiplica-se por estacas, postas a enraizar na primavera. Para cercas-vivas, o espaçamento recomendado é de um metro entre plantas.


Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?

E aí, já tá imaginando o upgrade que seu jardim vai ganhar? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". "101 Técnicas de Jardinagem Explicadas" não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.

Bom, com o eBook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas, esse desejo pode virar realidade, e acredite, mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?

Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais. Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro oásis particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista?

Oferta por tempo limitado!

DE R$ 59,90 POR APENAS

R$ 19,90 à vista

Sobre Raquel Patro

Raquel Patro é paisagista e fundadora do site Jardineiro.net. Desde 2006, ela desenvolve conteúdos especializados em plantas e jardins, pois acredita que todas as pessoas, sejam amadores ou profissionais, devem ter acesso a conteúdos de qualidade. Nerd de carteirinha, ela gosta de livros, ficção científica e tecnologia.