Folha-de-prata – Leucophyllum frutescens

A folha-de-prata é uma espécie arbustiva originária do Deserto de Chihuahua, na América do Norte. Ela apresenta ramagem lenhosa e ramificada, com folhagem e florescimento ornamentais. Suas folhas são alternas, ovais e onduladas, com pubescência prateada, conferindo um aspecto de feltro. As flores são axilares, solitárias, tubulares e podem ser de cor branca, rosa, roxa ou azul, de acordo com a variedade. O florescimento ocorre após as chuvas de verão.

De baixíssima manutenção a folha-de-prata é uma escolha excelente para jardins rochosos e de inspiração desértica. Mas sua beleza pode ser igualmente aproveitada, em diversos estilos de jardim, pois é um arbusto muito versátil. Pode ser plantada isolada, em grupos ou em renques, oferecendo um belo pano de fundo para o jardim, devido à sua tonalidade prateada. Quase não necessita de podas, pois seu crescimento é lento. Ainda assim, as podas eventuais são importantes para manter a planta compacta e com bom aspecto. Em jardins mais secos, a folha-de-prata tende a adquirir uma forma mais densa. Paralelamente, nos jardins mais úmidos, sua ramagem se torna mais esparsa. Vegeta bem em vasos também. Curiosidade: As folhas e flores secas, fazem um chá gostoso e levemente calmante e sedativo. Bom para a hora de dormir.

Deve ser cultivada em solos drenáveis, com pH levemente alcalino e irrigado de forma esparsa. Muito tolerante ao frio, à estiagem e à maresia. Irrigue as plantas jovens duas vezes por semana. Já as plantas estabelecidas, irrigue apenas semanalmente no tempo muito seco. Aprecia o calor. Não é necessário fertilizá-la, pois aprecia solos pobres. No entanto, a reaplicação de calcário anualmente favorece à planta. Não plantar em locais encharcados, pois apodrece facilmente suas raízes. Multiplica-se por sementes e por estacas semilenhosas, postas a enraizar no final do verão, em substrato leve e drenável, mantido úmido.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Medicinal:

  • Indicações: insonia, irritabilidade, ansiedade
  • Propriedades: calmante, sedativo
  • Partes Utilizadas: folhas e flores secas

3 comments on “Folha-de-prata – Leucophyllum frutescens

  1. ESTOU ENCANTADA COM O ARBUSTO CHUVA DE PRATA. JA TENHO 4. QUERO TER MUITOS INCLUSIVE NOS MUROS. MEU TERRENO É ARENOSO. EU ESTAVA MOLHANDO MUITO. MAS NAO PRECISA. MOLHO AGORA APENAS DUAS VEZES POR SEMANA EM PLENO SOL. MEU JARDIM FICOU LINDO. ESTOU APAIXONADA. QUE PLANTA LINDA. PODE TER O FORMATO QUE VOCÊ QUISER E ESTARÁ LINDA.

  2. Bom dia. Tenho uma folha de prata em meu jardim, comprei-a pequena e em menos de 2 anos ela triplicou altura e também em seu diâmetro. Observei que ela sendo regada pelos menos 3 vezes por semana na base de 5 litros por vez ela floresce o tempo todo, independente do clima. Se ela tiver sem flor, e for regada abundante de uma só vez, em tres dias ela está lotada de flores em botão que começam a abrir e fica um ” dislumbre”. Meu irmão tem 3 pés em seu sítio e como estavam sempre sem flores, falei da minha experiência, mas ele buscou um livro onde as informações são as mesmas passadas por vocês. A minha planta está exatamente como essa do seu site a ultima a Direita.

  3. Tenho seis chuvas de prata. Depois que uma chuva de prata ficou toda preta, proibi meu caseiro de molhar.
    De certo. Molho apenas uma vez por mês. Coloco 1 vez por ano calcário e terra adubada. Estão lindas

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.