Flor-morcego – Tacca chantrieri

 Tacca chantrieri, Planta-morcego, Orquídea-morcego, Flor-negra, Bigodes-de-gato

Foto: Scott Zona

A flor-morcego é uma planta tropical, herbácea, hermafrodita e acaule, conhecida por suas flores exóticas e ornamentais. Apesar de ser chamada também de “orquídea-morcego”, esta espécie exótica não tem parentesco com as orquídeas, na verdade ela pertence a família Dioscoreaceae, a mesma do inhame (Dioscorea sp). Apresenta raízes longas e tuberosas, folhas elípticas, de cor verde-oliva, brilhantes, glabras, com nervuras bem marcadas e sustentadas por longos pecíolos. Floresce na primavera e verão e suas inflorescências parecem pequenos morcegos, com duas brácteas de um tom marrom escuro, quase negras e longos “bigodes”. As flores verdadeiras são pequenas, pentâmeras e globulares. Os frutos que se seguem são cápsulas papiráceas que levam cerca de um ano para amadurecer.

No paisagismo a flor-morcego é ideal para áreas sombreadas em locais de clima quente e úmido.  No entanto é bem mais valorizada quando cultivada em vasos e jardineiras, adornando varandas, salas de estar, escritórios, etc. Ela no entanto teme o ar seco e irá se ressentir em áreas com ar condicionado. Ainda assim é possível cultivá-la em locais de clima temperado, desde que possa ser levada para ambientes protegidos como dentro de casa ou estufas úmidas. As plantas sadias crescem produzindo novas mudas, já se as condições de cultivo não forem atendidas ela declina lentamente. Assim, seu cultivo é considerado difícil, não sendo indicada para jardineiros iniciantes.

Deve ser cultivada sob luz difusa ou sombra clara, em substrato humoso, leve, bem drenável e irrigado com frequência. Fertilize quinzenalmente na primavera e verão com adubos orgânicos como torta de mamona ou algodão, húmus de minhoca, bokashi, esterco curtido e farinha de ossos, etc. Não tolera frio intenso ou estiagem. Replante a cada 2 ou 3 anos para renovar o vigor da planta. Multiplica-se por sementes e por separação das mudas formadas entorno da planta mãe. Plantas formadas a partir de sementes levam de 2 a 3 anos até iniciar o florescimento.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

5 comments on “Flor-morcego – Tacca chantrieri

  1. Tenho uma planta da TACCA, ganhei de presente de amigos que já conhecem o meu gosto exótico, estou sempre em busca de plantas diferentes, e ela se superou no meio das outras, já passou por uma florada este ano, segurou duas cápsulas de sementes, que levou meses para apresentar o ponto de estarem maduros, tirei as sementes, reparti com os amigos que me presentearam com ela, e agora estamos na expectativa para o nascimento dos filhotes, e atualmente está com mais Flor, irei publicar algumas fotos em breve. Beijos, Clarice

  2. Minha tacca está no solo. As flores se escondem no meio da vegetação e é sempre um ” onde vocês se esconderam”, uma diversão. São sapos, querem seu canto único e sombreado mas agem como gatos, tipo, nos deixem em paz. Cada florada é um presente, um regozijo!

  3. SOMENTE APOS A TERCEIRA TENTATIVA, CONSEGUI QUE AS SEMENTES GERMINASSE, MINHAS MUDINHAS ESTAÕ COM 4 CM, E ELAS ME PARECEM MUITO FRÁGEIS, QUERIA MUITO CONSEGUIR A PLANTA PORQUE FIQUEI FASCINADA PELA FLOR , QUASE UMA OBCEÇAÕ rsrsrs.

  4. Oi por favor vc me doaria sementes eu estou procurando e eu nao a conhecia, mas procurando plantas para meu jardim, vi essa flor exotica e fiquei deslumbrada. Eu nao sei se é confiavel essas sementes de sites de compra, pois nao ha muito relatos de quem compra, e vendo vcs falarem eu tive mais confiança, por favor se tiver como me doar ou me vender este é meu contato ellen-greyce@hotmail.com

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.