Flor-de-coral – Jatropha multifida

 Jatropha multifida, Bálsamo, Flor-coral, Planta-coral

Foto: Pancrat

A flor-de-coral é uma planta suculenta e arbustiva, com folhagem e floração ornamentais. O caule apresenta as cicatrizes dos pecíolos caídos, é ramificado, com látex transparente e geralmente não ultrapassa os três metros de altura. Sua forma lembra um mamoeiro ramificado. As folhas são especialmente distintas, pois são grandes, palmadas, com lobos profundamente recortados, de margens também recortadas e de cor verde-escura. As inflorescências surgem o ano todo, despontando acima da folhagem, por longas hastes, estruturas semelhantes a corais. A cor da inflorescência é vermelha, e dela surgem pequenas flores com o centro amarelo. Os frutos que se seguem são do tipo cápsula, amarelos quando maduros e contém cerca de 3 sementes.

No jardim, a flor-coral se destaca pelo jeitão tropical, pelas folhas de formato singular e pelas flores de cor vibrante. Assim, ela é perfeita para plantar em vasos e jardineiras, adornando varandas, sacadas e pátios ensolarados. É ideal também para jardins rochosos, acompanhando cactáceas e outras suculentas, criando uma atmosfera de jardim desértico.

Deve ser cultivada sob meia sombra ou, preferencialmente, sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares. Aprecia o calor tropical, mas teme a umidade excessiva. Após o pleno estabelecimento torna-se bastante tolerante à seca. No inverno frio convém reduzir as regas para prevenir contra o apodrecimento das raízes. Neste período é normal a planta perder as folhas. Não suporta a salinidade de regiões litorâneas. Multiplica-se por estacas e sementes, postas a enraizar na primavera.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Medicinal:

  • Indicações: Feridas, Escoriações
  • Propriedades: Cicatrizante, Emoliente, Fungicida
  • Partes Utilizadas: Extrato das folhas

Alerta:

Planta tóxica, manter fora do alcance de crianças pequenas e animais domésticos. As sementes e outras partes da planta contém alcalóides, glicosídeos e toxialbuminas, que provocam dores abdominais, náuseas, vômitos e diarréia quando ingeridas em grande quantidade. A seiva pode manchar a roupa, tome cuidado ao podar a planta. Se bem adaptada pode se tornar invasiva.

3 comments on “Flor-de-coral – Jatropha multifida

  1. Descobri essa planta há alguns meses e já tenho várias mudas …. agora que eu conheço, percebi que tem em vários lugares do meu bairro !!!
    Sempre uso nos machucados ….

  2. ganhei uma mudinha desta planta, transplantei no jardim, ela está uma belezura mas não consigo fazer mudas dela. alguém pode me ajudar…..

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.