Flor-de-cera-de-geraldton – Chamelaucium uncinatum

A flor-de-cera-de-geraldton é um arbusto ereto e florífero, nativo da costa oeste da Austrália. O nome curioso advém do aspecto do centro da flor, que lembra uma vela, com um fundo ceroso e um pavio. Apresenta ramagem esparsa e ramificada, e pode alcançar de 0,5 a 4 metros de altura, dependendo da cultivar. Suas folhas são opostas, lineares, lembrando as folhas do alecrim no aspecto. Elas também apresentam glândula de óleo e são muito aromáticas, o que fica evidenciado quando algumas folhas são esmagadas entre os dedos.

A floração inicia no final do inverno e pode perdurar até meados do verão. As flores são axilares, pequenas, simples, pentâmeras e de cor branca, rosa, malva ou roxa. Após a floração, a poda superficial estimulará o crescimento do arbusto. Mas cuidado: não pode os ramos já lenhosos da planta, pode os mais tenros. Sem a poda, a flor-de-cera-de-geraldton pode produz frutos pequenos, indeiscentes e duros. Raras em cultivo, ocorrem também cultivares dobradas, como a ‘Dancing Queen’.

No paisagismo geralmente é utilizada na composição com outras plantas de clima seco, como em jardins rochosos ou de inspiração desértica ou mediterrânea. No jardim ela pode ser plantada isolada, em grupos ou em renques; mas também adapta-se ao cultivo em vasos e jardineiras. Na Austrália, é uma das flores-de-corte mais populares, com uma durabilidade excepcional após o corte.

Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo bem drenável, preferencialmente arenoso ou pedregoso, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos espaçados. Prefere os climas secos, não tolerando encharcamentos ou elevada umidade ambiental. Ideal para áreas litorâneas, com clima subtropical seco ou semi-árido. Tende a tombar com o crescimento, portanto é interessante tutorá-la ou oferecer suporte caso esteja indo rápido demais. É muito rústica e tolera bem geadas. Após queimadas ou roçadas é capaz de rebrotar. Multiplica-se por sementes, mas mais comumente por estaquia de ramos lenhosos.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Alerta:

Pode tornar-se invasiva em algumas situações.

One comment on “Flor-de-cera-de-geraldton – Chamelaucium uncinatum

  1. ola moro em ilha comprida litoral sul de sao paulo hoje fui a feira e me deparei com esta maravilhosa planta fiquei apaixonada e commprei as duas cores eu tambem sou apaixonada por plantas

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.