Flor-canhota – Scaevola aemula

A flor-canhota é uma planta herbácea e florífera originária da Austrália. Seu nome científico Scaevola significa “canhoto” em latim e faz alusão ao formato de mão das flores desta espécie. Ela apresenta caule ramificado, ereto ou pendente, com folhas coriáceas, pubescentes, lanceoladas a obovadas, suculentas e de margens denteadas. As flores têm a forma de uma mão, com cinco pétalas, todas arranjadas de um mesmo lado. De acordo com a variedade as flores podem ser azuis, lilases ou brancas. As principais variedades cultivadas são “Blue Shamrock”, “New Wonder” e “White Wonder”.

A flor-canhota ereta forma moitas arredondadas e compactas, com cerca de 25 a 40 cm de altura, que podem ser utilizadas amplamente no paisagismo, em maciços e bordaduras. Já as variedades decumbentes, mais comuns, apresentam menos porte e podem ser aproveitadas como forração, mas fazem sucesso mesmo em cestas suspensas e jardineiras, onde pode-se admirar melhor seus ramos floridos. A floração desta espécie ocorre no verão.

Deve ser cultivada sob meia-sombra ou sol pleno, em solo leve, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o clima subtropical e tropical de altitude. Pode ser cultivada em climas mais frios, desde que protegida em estufas no inverno. Toleram solos arenosos e salinidade, adaptando-se bem ao litoral. Resiste à curtos períodos de estiagem. Multiplica-se por sementes e por estaquia.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.