Ficus – Ficus benjamina

 Ficus benjamina, Fico, Fico-chorão, Figueira, Figueira-benjamim

Foto: Stef Yau

O ficus é uma árvore muito popular, utilizada principalmente na decoração de ambientes internos. Com caule acinzentado, raízes aéreas e ramos pêndulos, ela tem crescimento moderado a rápido e, em condições naturais, chega a 30 metros de altura. Suas folhas são pequenas, brilhantes e perenes, de coloração verde ou variegada de branco ou amarelo. Elas têm formato elíptico com a ponta acuminada e apresentam leves ondulações nas bordas. As flores discretas e brancas não têm valor ornamental. Os frutos pequenos e vermelhos são decorativos e atraem passarinhos. Suas raízes agressivas e superficiais chamam a atenção, e não raramente racham vasos e pavimentos.

O ficus é uma árvore belíssima, largamente utilizada no paisagismo. Recomenda-se o plantio isolado desta figueira em jardins extensos e fazendas, onde o aspecto escultural do caule têm destaque especial. Plantada em vasos, também pode ser conduzida como arvoreta ou arbusto. Seu caule flexível permite que se realize trançamentos quando jovem, o que lhe dá um charme todo especial. Além disso é muito visada em trabalhos topiários, adquirindo belas formas arredondadas e compactas. Suas características a tornam bastante apropriada também para a arte do bonsai.

Infelizmente no entanto, devido a sua popularidade, o ficus vêm sendo implantado em locais impróprios, como em calçadas, ruas e próximo a muros e construções. Com o desenvolvimento da árvore, as raízes agressivas acabam provocando grandes danos às estruturas e tubulações subterrâneas, de forma que já é proibido o seu plantio em diversas cidades. Todo cuidado é pouco ao podar o ficus, sua seiva leitosa é tóxica e pode provocar irritações e alergias na pele.

Deve ser cultivado a pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. É bastante rústico, mas quando plantado em vasos, em interiores (residências, escritórios), não aprecia mudanças de lugar, correntes de ar frio, encharcamentos e ar-condicionado. Quando estressado por este fatores é comum que suas folhas amarelem e caiam, mas pode rebrotar com vigor depois de resolvido o problema. Plantas envasadas devem ser adubadas mensalmente na primavera e verão, e transplantadas para um vaso maior uma vez ao ano. Multiplicam-se por estacas lenhosas e sementes.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Alerta:

Não deve ser cultivada em calçadas, próximo à construções ou tubulações enterradas, pois possui raízes agressivas. Sua seiva é tóxica e deve ser podada com as mãos enluvadas. Em muitas cidades seu plantio é proibido, antes de plantar verifique o plano de arborização do seu município.

9 comments on “Ficus – Ficus benjamina

  1. É uma espécie linda e sedutora com o Verde abundante em todos os períodos do ano.
    Entretanto as raizes provocaram rachaduras nas calçadas e inutilizou varios pontos da tubulação casa.

  2. Sou profundamente louco pelo ficus.
    O americano de jardim, meu pai fazia Bonsais, quais técnicas passou para mim: Trançados principalmente. Ao noivar meu pai fez um para mim (tem 24 anos e apenas 25 cm) ao casar fez outro, agora com 21 anos e apenas 20 cm. Os selvagens como eu gostava de chamá-los, temos dois com 1 metro e 20 cm e cerca de 30 anos.
    Tenho verdadeira loucura por eles. Ano passado pensei que fosse perdê-los devido a infestação de Caracóis Africanos Gigantes. Dai criei uma fórmula (única no mundo) que extermina com esta praga, mas que não mata e não danifica nem as plantas e nem o solo. Ou seja, nossas plantas, todos os Bonsais e os Ficus estão tinindo de lindos.
    Além de tudo, faço uso do leite do ficus (resina) para aplicar sobre feridas, o que cicatriza mais rapidamente e não deixa marcas.

  3. Olá, eu tenho dois Ficos Benjamina, um em tonalidades de verde e amarelo, com cerca de 30 anos e +- 3 metros de altura e um verde com cerca de 20 anos e +- 4 metros de altura. Ambos viveram sempre dentro de casa, em espaço amplo e luminoso. No entanto, como têm vido a aumentar o seu diâmetro em ramagem, gostaríamos de as podar em largura… é possível? A intenção seria que fortalecessem em folhagem, sem se estenderem demasiado para os lados. Sendo que o limite em altura também se está a aproximar.
    A questão é: pode ser podada nas pontas dos ramos e, se sim, como e em que altura do ano?
    Obrigada,

  4. Poderia essa maldita árvore e estou com feridas no corpo todo, e é muito dolorido

  5. Temos alguns Ficus que são bastante antigos, acredito que com mais de 50 anos.
    Eles estão plantados em área aberta e cresceram bastante.
    Eram três árvores, mas há dois anos atrás uma delas morreu. Secou estranhamente.
    Agora estou observando que outra está com galhos secos e desconfio que está morrendo.
    Como identificar se está sendo agredida, como foi citado pelo Ivo Martins ?
    Elas morrem naturalmente ?
    Obrigado,

    Diego

  6. Eu tenho um Ficcus na varanda ,estou aprendendo a lidar com o mesmo.Realmente buscando informações de tem um mapa na mão.

  7. Olá!
    Fui retirar alguns galhos para utilizar as folhas para decoração, algo saiu das folhas que me causou muito mal, corri para casa, fiquei por muito tempo embaixo da água do chuveiro, muita dor no meu pescoço, rosto, braços e tórax. A princípio só parecia coçar, pinicando e o incômodo aumentou rapidamente, foi horrível, meu seio doía muito, senti uma sensação de queimadura muito forte. Muita dor!

  8. Olá
    Tenho em minha chácara dois fícus que foram plantados a mais de 10 anos, estão enormes e lindos mas infelizmente estamos com problemas pois os danados começaram a danificar construções que não estão tão próximas mas mesmo assim as raizes chegaram.
    Tem alguma coisa que posso fazer para parar as raizes sem ter que eliminá-los por completo?
    Obrigada

  9. O fruto é comestível? Existe alguma forma de preparar? A natureza é perfeita então qual espécie de passaro come o fruto? Por favor alguém me ajude!

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.