Sua dose diária de jardinagem no whatsapp - 100% Grátis Participar do Grupo

Estátice

Limonium sinuatum

Raquel Patro

Atualizado em

A estátice (Limonium sinuatum) é uma planta herbácea e muito florífera, originária da região do mediterrâneo, que compreende o sul da Europa, o norte da África e alguns países do Oriente Médio, onde cresce espontaneamente em montes arenosos. Apesar de que na prática é tratada como uma planta anual, ela na verdade é uma planta perene, de vida curta. Apresenta folhas dispostas em roseta, basais, lanceoladas, pinadas com grandes lobos de cada lado, e recobertas por uma áspera pubescência.

As inflorescências surgem no verão, e são do tipo panículas de espiguetas, terminais, eretas acima da folhagem e sustentadas por hastes aladas. As flores, densamente arranjadas, possuem um cálice em formato de funil, de textura papirácea e persistente, com cores vibrantes, entre amarelo, coral, azul ou rosa, de acordo com a variedade, e uma delicada corola de cor clara, que pode ser branca, rósea ou amarela.

Uma verdadeira surpresa! A estátice, enquanto cresce, é uma planta sem muitos atrativos. Há quem fale que lembra o mato, que tem jeito de erva daninha. No entanto, durante a longa floração, ela traz um espetáculo de flores para o jardim. Por este motivo, seu uso é indicado para maciços e bordaduras, misturada a outras espécies, num estilo mais livre e informal, como nos jardins “cottage” ou inglesinho.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A estátice fica muito bem também em jardins rochosos, de inspiração árida e mediterrânea. Mas o que tornou essa pequena notável tão famosa no mundo todo, foi o fato de suas flores persistirem lindas e coloridas, mesmo após secas, seja no jardim, ou colhidas para duráveis arranjos florais. Se bem desidratadas à sombra, e mantidas longe da luz direta do sol, suas flores dificilmente desbotarão. Também podem ser aproveitadas como flores de corte, mesmo frescas.

Estátice Azul. Nesta foto é possível ver claramente as hastes florais aladas, característicos desta espécie. Foto de Frank Vincentz

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solos preferencialmente arenosos, e bem drenáveis, enriquecidos com matéria orgânica e irrigados regularmente, sem encharcar. Após bem estabelecida é tolerante a curtos períodos de estiagem. Aprecia o clima quente e ensolarado do litoral, além de não se importar com a salinidade do solo destas regiões. Não resiste à geadas. Durante o florescimento é interessante fazer uma adubação suplementar, diluída na água das regas e rica em fósforo e potássio.

A estátice apresenta uma única e longa floração, portanto não é necessário remover as flores para que floresça novamente. Multiplica-se facilmente por sementes, que devem ser postas a germinar, cobertas, em uma mistura de areia e terra vegetal, mantida úmida. A época ideal para o plantio é na primavera, após a última geada, ou no outono, se houver disponibilidade de uma estufa. Germina em 7 a 14 dias. O escuro favorece a germinação. Transplante quando as plântulas tiverem duas folhas verdadeiras. Plante no jardim apenas na primavera, quando já estiver livre de geadas.


Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?

E aí, já tá imaginando o upgrade que seu jardim vai ganhar? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". "101 Técnicas de Jardinagem Explicadas" não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.

Bom, com o eBook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas, esse desejo pode virar realidade, e acredite, mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?

Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais. Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro oásis particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista?

Oferta por tempo limitado!

DE R$ 59,90 POR APENAS

R$ 19,90 à vista

Sobre Raquel Patro

Raquel Patro é paisagista e fundadora do site Jardineiro.net. Desde 2006, ela desenvolve conteúdos especializados em plantas e jardins, pois acredita que todas as pessoas, sejam amadores ou profissionais, devem ter acesso a conteúdos de qualidade. Nerd de carteirinha, ela gosta de livros, ficção científica e tecnologia.