Sua dose diária de jardinagem no whatsapp - 100% Grátis Participar do Grupo

Espinafre-da-nova-zelândia

Tetragonia tetragonoides

Raquel Patro

Atualizado em

O espinafre-da-nova-zelândia é uma planta rasteira de textura semi-herbácea, muito cultivada para consumo como verdura. É a espécie de espinafre mais consumida no Brasil, o que causa muita confusão com o espinafre-verdadeiro, da espécie Spinacia oleracea, mais consumida nos Estados Unidos e Europa.

O espinafre-da-nova-zelândia apresenta ramagem ereta a prostrada, suculenta, ramificada, lenhosa na base e de cor verde brilhante. As folhas são igualmente carnosas, de formato triangular, dispostas alternas e de verde mais escuro e tamanho menor do que o espinafre-verdadeiro. As inflorescências são axilares, com uma a três flores, que podem ser unisexuadas ou bissexuadas, de cor verde a amarela. Os frutos são do tipo drupa, indeiscentes, com pequenos chifres.

Esta espécie de espinafre, a despeito de pertencer a outra família botânica, é utilizada da mesma forma que o espinafre-verdadeiro. Ela pode ser consumida crua ou cozida, em saladas, e enriquece o valor nutricional e o sabor de suflês, omeletes, recheios de massas e molhos para carnes. O espinafre-da-nova-zelândia tem pouquíssimas calorias (14 kcal) e é rico em vitaminas e minerais. Ele é uma uma ótima fonte de vitamina A (4400 UI), C (30 mg), riboflavina (0,1 mg), B6 (0,3 mg), cálcio (58 mg), ferro (0,8 mg), magnésio (39 mg), cobre (0,1 mg) e manganês (0,6 mg), além de conter boas quantidades de tiamina, niacina (0,5 mg), ácido pantotênico (0,3 mg), fósforo (28 mg), potássio (130 mg) e zinco (0,4 mg). * Quantidades em 100 gramas da planta crua.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Apesar de tolerar uma ampla faixa climática, o espinafre-da-nova-zelândia aprecia o clima ameno (temperatura ótima: 21ºC), produzindo mais nestas condições. Multiplica-se facilmente por sementes. O espaçamento entre as plantas deve ser de 50 cm. O ciclo do plantio até a colheita é de cerca de 70 dias.


Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?

E aí, já tá imaginando o upgrade que seu jardim vai ganhar? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". "101 Técnicas de Jardinagem Explicadas" não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.

Bom, com o eBook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas, esse desejo pode virar realidade, e acredite, mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?

Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais. Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro oásis particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista?

Oferta por tempo limitado!

Sobre Raquel Patro

Raquel Patro é paisagista e fundadora do site Jardineiro.net. Desde 2006, ela desenvolve conteúdos especializados em plantas e jardins, pois acredita que todas as pessoas, sejam amadores ou profissionais, devem ter acesso a conteúdos de qualidade. Nerd de carteirinha, ela gosta de livros, ficção científica e tecnologia.