A érica-japonesa é um arbusto ereto e muito florífero, além de delicado e gracioso. Sua textura é semi-lenhosa e seus ramos são bastante ramificados. Ele é nativo da Nova Zelândia e é mais encontrado na costa leste, do norte ao sul da ilha, assim como na Austrália, em regiões como a Tasmânia, Victoria e Nova Gales do Sul. O nome árvore-chá deve-se ao famoso navegador inglês James Cook, por ele ter utilizado suas folhas para fazer chá, durante explorações pela Oceania.
As folhas diminutas e aromáticas, de coloração verde-acinzentada, recobrem os ramos deste arbusto perene, que floresce na primavera e no verão. Sua pequenas flores podem ser simples ou dobradas, nas cores branca, vermelha ou rosa. Aprecia o frio, desenvolvendo-se e florescendo com mais abundância em climas amenos.

Como engrossar o caudex da rosa-do-deserto
10 técnicas essenciais para transformar suas rosas-do-deserto em plantas realmente esculturais
Um guia com técnicas fáceis e efetivas para você colocar em prática hoje mesmo
Naturalmente seu aspecto é aberto, mas podemos ter um arbusto mais formoso e compacto com podas periódicas e leves. A érica-japonesa pode ser plantada em vasos ou no jardim como bordadura, em maciços ou como planta isolada. É bastante apreciada também na arte do bonsai, por apresentar naturalmente folhas e flores pequenas.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. Aprecia adubações periódicas e não tolera o calor tropical. Multiplica-se por sementes, produzidas em grande número e colhidas após a queda das flores. Também pode multiplicar-se por estaquia.

Urban Jungle - Plantas Dentro de Casa
Dicas e técnicas do básico ao avançado
Um guia passo a passo com técnicas fáceis de implementar para ter a floresta urbana que você sempre sonho. Use o cupom exclusivo UJRP10 e tenha 10% de desconto.