Dracena-de-madagascar – Dracaena marginata

A dracena-de-madagascar é uma planta arbustiva, ramificada, de aspecto exótico e escultural, que pode alcançar até 5 metros de altura. Suas folhas são longas, lineares, com cerca de 30 a 90 cm de comprimento e dispostas em roseta no ápice dos ramos. Na planta original as folhas apresentam coloração verde escura com margens vermelhas estreitas.

No entanto, atualmente há muitas variedades hortícolas, com folhas de largura e comprimento diferentes, assim como exemplares tricolores, com listras de coloração branca, creme ou rosada. Os ramos eretos, delgados e tortuosos, podem se tornar bastante espessos com o tempo.

Que tal ganhar dinheiro fazendo o que mais ama?

Jardinagem e Paisagismo

Se você adora estar entre as plantas e sujar as mãos de terra como eu, pode transformar a sua vida agora mesmo através da profissionalização. Seja feliz hoje, não deixe para depois.

Esta dracena é excelente para interiores, e deve ser colocada em ambientes com boa iluminação, além de vasos grandes, que permitam seu desenvolvimento saudável. Seus ramos podem ser tutorados para que fiquem retorcidos, de efeito mais escultural. A manutenção restringe-se à remoção das folhas baixas e velhas, e adubações anuais, além das regas semanais. No paisagismo, destaca-se plantada isolada ou em grupos, em jardins contemporâneos, tropicais e de pedras. O crescimento da planta é de lento a moderado.

Devem ser cultivadas sob sol pleno ou sombra parcial, em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, com irrigações periódicas. Planta tipicamente tropical, não tolera o frio ou ventos fortes. Multiplica-se facilmente por estaquia.

Que tal ganhar dinheiro fazendo o que mais ama?

Jardinagem e Paisagismo

Se você adora estar entre as plantas e sujar as mãos de terra como eu, pode transformar a sua vida agora mesmo através da profissionalização. Seja feliz hoje, não deixe para depois.

Quero saber mais

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

6 comments on “Dracena-de-madagascar – Dracaena marginata

  1. Contribui para o melhor conhecimento das espécies que estudo. Raquel, muito obrigada e parabéns pelo trabalho!

  2. tenho esta planta em meu quintal desde 1990 . Hoje o tronco tem 1,60 mt e 5 mts de altura. As Catléias se esparramam pelo seu tronco e as flores ( está florida agora 01 setembro ) exalam forte cheiro de mel durante a noite toda .
    gostaria de plantar na calçada , pois moro do lado da fiação elétrica , mas os galhos são frágeis e a criançada vai acabar com ela .

  3. Olá! Tenho essa planta e a mantenho em minha sacada, porém, apareceu formigas em meio suas folhagens. Como posso eliminar as formigas sem causar danos na planta? Alguém poderia me ajudar ?

  4. Olá Francirlane, identifique o tipo de formiga. Se for doceira, pode estar carregado cochonilhas e pulgões para as suas plantas. Se for cortadeira, pode ser utilizado isca formicida.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.