Sua dose diária de jardinagem no whatsapp - 100% Grátis Participar do Grupo

Danúbio-azul

Stokesia laevis

Raquel Patro

Atualizado em

O danúbio-azul é uma planta herbácea, perene e muito florífera, nativa do sul dos Estados Unidos. Ela forma pequenas rosetas, cheias, com folhas basais verde-escuras, lanceoladas, estreitas e pecioladas. No verão surgem raminhos eretos, com folhas menores. Em regiões de clima temperado, a floração ocorre na primavera e verão, mas em locais onde o inverno é ameno, pode permanecer florida o ano todo. As flores são compostas, terminais, com pétalas franjadas e muito semelhantes às da Centáurea. Elas podem ser azuis, roxas, brancas, róseas ou amarelas, de acordo com a cultivar. As hastes florais podem pender ou quebrar após chuvas torrenciais.

No jardim, o danúbio-azul pode ser uma bela e delicada bordadura, assim como pode formar maciços ou conjuntos com outras plantas. É indicado especialmente para jardins de estilo campestre. As plantas são muito fáceis de cultivar, exigem pouca manutenção e também podem ser plantadas em vasos e jardineiras, adornando pátios, janelas, varandas e sacadas. Ainda pode ser utilizada como flor-de-corte, tendo boa duração em arranjos florais e buquês. Curiosidade: As sementes de danúbio-azul contém mais de 40% de óleo. Deste óleo é extraído o ácido vernólico que pode ser utilizado na fabricação de plásticos, vernizes e adesivos.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, ácido, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Prefere sol pleno, mas é capaz de tolerar meia sombra, com floração menor. Aprecia a umidade, no entanto resiste a curtos períodos de estiagem. Resiste ao frio. Corte as flores velhas fora, para assim estimular uma nova floração. Multiplica-se principalmente por divisão das touceiras enraizadas. A propagação por sementes exige quebra de dormência com frio de 4 C por pelo menos 6 semanas. Ainda assim, é necessário aguardar várias semanas pela germinação.


Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?

E aí, já tá imaginando o upgrade que seu jardim vai ganhar? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". "101 Técnicas de Jardinagem Explicadas" não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.

Bom, com o eBook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas, esse desejo pode virar realidade, e acredite, mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?

Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais. Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro oásis particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista?

Oferta por tempo limitado!

Sobre Raquel Patro

Raquel Patro é paisagista e fundadora do site Jardineiro.net. Desde 2006, ela desenvolve conteúdos especializados em plantas e jardins, pois acredita que todas as pessoas, sejam amadores ou profissionais, devem ter acesso a conteúdos de qualidade. Nerd de carteirinha, ela gosta de livros, ficção científica e tecnologia.