Danúbio-azul – Stokesia laevis

O danúbio-azul é uma planta herbácea, perene e muito florífera, nativa do sul dos Estados Unidos. Ela forma pequenas rosetas, cheias, com folhas basais verde-escuras, lanceoladas, estreitas e pecioladas. No verão surgem raminhos eretos, com folhas menores. Em regiões de clima temperado, a floração ocorre na primavera e verão, mas em locais onde o inverno é ameno, pode permanecer florida o ano todo. As flores são compostas, terminais, com pétalas franjadas e muito semelhantes às da Centáurea. Elas podem ser azuis, roxas, brancas, róseas ou amarelas, de acordo com a cultivar. As hastes florais podem pender ou quebrar após chuvas torrenciais.

No jardim, o danúbio-azul pode ser uma bela e delicada bordadura, assim como pode formar maciços ou conjuntos com outras plantas. É indicado especialmente para jardins de estilo campestre. As plantas são muito fáceis de cultivar, exigem pouca manutenção e também podem ser plantadas em vasos e jardineiras, adornando pátios, janelas, varandas e sacadas. Ainda pode ser utilizada como flor-de-corte, tendo boa duração em arranjos florais e buquês. Curiosidade: As sementes de danúbio-azul contém mais de 40% de óleo. Deste óleo é extraído o ácido vernólico que pode ser utilizado na fabricação de plásticos, vernizes e adesivos.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, ácido, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Prefere sol pleno, mas é capaz de tolerar meia sombra, com floração menor. Aprecia a umidade, no entanto resiste a curtos períodos de estiagem. Resiste ao frio. Corte as flores velhas fora, para assim estimular uma nova floração. Multiplica-se principalmente por divisão das touceiras enraizadas. A propagação por sementes exige quebra de dormência com frio de 4 C por pelo menos 6 semanas. Ainda assim, é necessário aguardar várias semanas pela germinação.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.