Dama-da-noite – Cestrum nocturnum

A dama-da-noite é uma planta arbustiva, de textura semi-lenhosa e muito popular devido ao aroma inebriante de suas flores. Ela apresenta caule ereto e ramificado, com ramos sinuosos, a princípio eretos, mas tornam-se pendentes nas pontas. Seu porte é médio, geralmente 1,5 metros, mas pode atingir até 4 metros de altura. Suas folhas são simples, perenes, ovais a lanceoladas, brilhantes, coriáceas e sustentadas por longos pecíolos. As abundantes inflorescências surgem na primavera e verão, carregando numerosas flores tubulares, de coloração creme-esverdeada, que exalam um intenso perfume, principalmente à noite. Os frutinhos que se seguem, são bagas, de coloração branca, translúcidos.

A dama-da-noite é uma planta vigorosa e de rápido crescimento, ela é utilizada geralmente isolada, mas fica bem em pequenos grupos. É uma peça indispensável em jardins aromáticos, “dos sentidos” e borboletários. Pode ser conduzida como arvoreta e trepadeira também, através de podas e tutoramento, perfumando assim calçadas, pátios e cobrindo caramanchões, arcos, treliças, entre outros suportes. Para atenuar-lhe o forte perfume, deve ser plantada à meia-sombra, desta forma sua floração será menos intensa.

Não deve ser utilizada próximo a janelas de dormitórios, principalmente em quartos de pessoas sensíveis e crianças. Diz-se que sua pungente fragrância é uma dos mais fortes entre as plantas; algumas pessoas a acham enjoativa. Suas flores atraem diversas espécies de abelhas, beija-flores e borboletas.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Não tolera salinidade, geadas fortes ou frio intenso. Também pode ser plantada em vasos, com adubações e regas mais freqüentes. As podas devem ser efetuadas após a floração principal. Multiplica-se por sementes e estaquia dos ramos semi-lenhosos.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Alerta:

Todas as partes da planta são tóxicas e podem provocar vômitos, irritação das mucosas e alucinações, entre outros sintomas. A dama-da-noite é considerada planta invasiva, principalmente em pastagens.

24 comments on “Dama-da-noite – Cestrum nocturnum

  1. Minha experiência não é tão boa. Estamos com a labirintite atacata, enjôo, dor de cabeça. Ela é insuportavelmente cheirosa. … e olha que é plantada na casa da vizinha. ..

  2. Adoro este arbust. Como seu perfume é relativamente forte e adocicado, é importante que não seja plantada muito proxima de casa. Assim sendo, seu perfume deixará todo o ambiente ao redor com uma deliciosa e suave fragância.Além disso é uma planta de fácil manutenção, podendo inclusive ser podada de forma a ser limitado o seu crescimento.

  3. Amo essa planta ,dama da noite ,é minha favorita ,mas não tive muita sorte.um dia saí pra comprar uma outra flor que cheirava de noite ,pois havia perdido minha mãe ,queria plantar uma planta que dava flor ,em homenagem minha mãe. Aplanta cresceu ,ficou muito linda ,dava flores o ano todo ,mas infelizmente no último natal ,alguém colocou fogo na minha dama da noite ,até hoje não recuperei a minha alegria ,tentei achar outra ,mas ta sendo difícil.

  4. Não deixe que o ato de uma pessoa estrague a sua alegria e boas recordações de algiuém tão importante! Espero que você recupere a força e consiga uma nova dama da noite, para reviver as memórias maternas. Paz e luz!

  5. Bom dia. As folhas da minha planta parecem estar apodrecendo. O interior da Folha fica seca, sem vida. Será que é por que coloquei cascas de pinus para enfeitar o vaso ? Ou é alguma doença? Já tenho essa planta há vários anos e nunca tinha acontecido isso. ?

  6. Amo a dama da noite, ela é plantada no jardim bem em baixo da janela da minha sala , o cheirinho dela perfuma toda a casa….Porém não sei o que aconteceu com ela , as folhas estão caindo e aqueles brotinhos que nasce e que ainda estão pequenos estão todos murchos. Estou desisperada não quero que ela morra….o jardineiro me disse que é normal…Mais estou achando muito estranho porque ela nunca em 5 anos ela ficou como agora…feia

  7. A minha vizinha tem, moro pouco tempo nessa casa, essa e s primeira vez que dá flores. Eu sou muito alérgica , não sei como lidar com isso, está bem au lado da janela do quarto. Sei que muita gente gosta, eu tbm quando passava perto de uma, mais só passava agora o perfume está dentro di quarto, tenho ficado com s janela fechada o tempo todo.

  8. A minha está sempre rala, não cresce e as folhas ficam amarelas e é difícil dar flores. É normal plantar ela em vaso com terra normal e no sol forte? Quase não desenvolve e uma vez ou outra q nasce uma folha. O q será q está errado com ela?

  9. A minha sempre foi muito cheirosa, mas um dia tive q replantar, só que praticamente no mesmo lugar, mas nunca mais vieram perfumadas. Dá uma florada linda, porém sem perfume. Sabem me dizer o q pode estar acontecendo?

  10. OLÁ, BOM DIA, COMO FALEI ANTERIORMENTE, COMPREI UMA MUDA DE DAMA DA NOITE, MAS NAO SEI SE VAI SOBREVIVER, PORQUE EU NAO SEI COMO FAZER PARA PLANTAR.NAO QUERO QUE MORRA,, POIS SOU APAIXONADA POR PLANTAS E FLORES. PRECISO DE AJUDA.

  11. quando eu era criança minha avó tinha uma no quintal,e nunca entendi pq eu tinha medo da planta ,quando eu tinha que passar perto dela durante a noite era sempre em correria pq eu tinha panico do perfume dela ,isso caminhou comigo por toda vida ,hoje com 53 anos quero uma planta dessa pq ela me remete ao meu tempo de criança e hoje sou apaixonada pelo seu perfume ,vai entender neh kkkkkkk

  12. Temos uma Dama da Noite plantada bem em frente à minha janela. De uns dias pra cá, eu é meu filho de 10 anos começados a ter sintomas de alergia muito forte e hoje eu senti o cheiro da Dama invadindo a casa. Será a alergia por isso?

  13. Dama da Noite é uma das minhas plantas preferidas. Eu tinha um pé plantado em vaso que floriu uma vez. Depois da primeira, não deu outra floração. Informaram-me que os pés plantados por estacas só florescem se cortarmos seus galhos. Comprei, então, sementes para evitar tantas podas. Mas elas não germinam. Há alguma condição para plantar Dama da Noite por semente?
    Agraceceria suas dicas.
    Obrigado

  14. Tenho uma dama da noite em casa que já tem uns 20 anoa, mas de 3 anos pra cá ela não exala mais o perfume como sempre … Que era tão forte que dava para sentir a 2 quadras de onde moro…
    Pq ela perdeu esse perfume???

  15. Bom, tenho duas Dama-da-noite plantadas em casa, uns cinco anos.
    Perfumam bastante durante o ano, estão plantadas em local de muito sol e precisam de podas constante.
    De início poda de formação, depois de manutenção ou seja, manter o arbusto baixo e harmoniosa. Cada floração uma poda. Só isso.

  16. Olá Juliana, a dama-da-noite pode ser plantada dentro de casa, desde que em local que pegue sol direto da manhã ou da tarde. Mas, tenha em mente que ele florescerá bem menos se não estiver sob sol pleno. Além disso, o perfume das flores em ambientes fechados pode ser excessivamente forte.

  17. adquiri uma dama da noite branca dobrada à mais ou menos 3 meses,nunca tinha visto tal flor muito linda, está dentro de casa, os cachorros destroem tudo, mas ela está ficando com os folhas amarelas e caindo e as flores cairam todas, o que esta acontecendo, como posso reverter isso, o que estou fazendo de errado por favor me ajude, adorei essa
    planta.

  18. Tenho faz tempos, andou meio feinha e parecia q ia morrer, mas voltou a florescer. Só estou estranhando q o cheiro não é forte como todas e sua maior característica. E reparei q uma folha q caiu no vaso pegou criando raíz.

  19. bom dia Raquel
    estou sempre acompanhando suas publicações pela internet.
    gostaria de saber quais tipos de plantas que eu devo colocar no quarto, preferencia com cheiro.
    Sou de Recife, fico no aguardo.

  20. Quando fui embora de Curitiba, levei uma dama das noites para a …. Belgica. Eram 3 brotas na época. Ja faz 5 anos. Fim de primaveira até inicio do outono, as plantas ficam no extérior, no pleno sol, num vaso grande cada uma. Anotei various coisas :
    1) a planta não curte de ser mudada de lugar, mas devo proteger a planta durante o inverno, dae de fim de outubro até fim de maio, a planta fica no interior da casa, com uma temperatura media de 20 graus, a frente de uma grande janela, pleno sul. Temos semanas sem sol. Perde quase todas as folhas, mas não more. Novas folhas aparecem inicio de março.
    2) a planta não curte muita agua. Somente agua de chuvas na temperatura de +/- 20 graus. Se regar uma vez por semana com agua fria da cisterna (+/- 12 graus), folhas morrem, mesmo efeito se uso agua da tornera tratada. Então parei de regar e a planta parece feliz e crecendo muito. Somente quando chove a planta tem agua.
    3) flores aqui, uma vez por ano, nos primeiros dias de frio.
    4) a planta não curte vaso de plastico preto, somente vaso de argilo. Perdi uma planta por isso. Sobram duas agora.
    5) misturei areia com terra. Um pouco de adubo (10-5-7) tipo universal.
    … vamos ver se vai sobreviver muitos anos assim.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.