Clerodendro-da-china – Clerodendrum bungei

O clerodendro-da-china é uma arbusto decíduo, semi-lenhoso, de ramagem ereta e pouco ramificado, com florescimento ornamental. Suas folhas são grandes, opostas, ovaladas a cordiformes, de cor verde escura, com margens serrilhadas e aroma almiscarado. As inflorescências surgem no fim da primavera e a floração permanece até a primeira geada. As flores se unem em inflorescências do tipo corimbo e são muito numerosas, pentâmeras, de formato afunilado e cor rosa. No inverno, o clerodendro-da-china perde as folhas e aparenta estar morto, no entanto, rebrota lindamente na primavera. O fruto é uma baga pequena e azulada.

Este belo clerodendro pode ser utilizado em maciços ou renques, preferencialmente em locais onde sua contenção seja possível. Assim, não é interessante plantá-lo junto a plantas menores, pois ele tende a sufocá-las. Da mesma forma, como ele emite vigorosas brotações diretamente das raízes, pode ser difícil controlá-lo em alguns locais. Evite portanto locais acidentados, onde seu cortador de grama não possa chegar. Uma maneira maravilhosa de conduzir essa planta é em vasos e jardineiras. Desta forma, não há porque se preocupar que ele se espalhe demais. Suas flores são perfumadas e ricas em néctar, e exercem grande atração em borboletas e beija-flores.

Que tal ganhar dinheiro fazendo o que mais ama?

Jardinagem e Paisagismo

Se você adora estar entre as plantas e sujar as mãos de terra como eu, pode transformar a sua vida agora mesmo através da profissionalização. Seja feliz hoje, não deixe para depois.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente durante o período vegetativo. Aproveite o inverno para realizar uma boa poda, removendo ramos secos, doentes e dando forma à planta. Tolerante à estiagem depois de bem estabelecido. Não resiste ao encharcamento. Multiplica-se facilmente por divisão da ramagem enraizada, separação das brotações que surgem entorno da planta mãe e por estaquia das raízes.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Alerta:

Pode tornar-se uma planta invasiva em determinadas situações.