Sua dose diária de jardinagem no whatsapp - 100% Grátis Participar do Grupo

Cebola

Allium cepa

Raquel Patro

Atualizado em

Uma das hortaliças mais cultivadas e antigas do mundo, a cebola é alimento, tempero e remédio. Planta de textura herbácea, ela apresenta folhas cilíndricas, ocas, verdes, macias e aromáticas. Apresenta um bulbo tunicado de tamanho variável, formado por camadas sobrepostas e concêntricas das bainhas das folhas, carnosas e suculentas, que acumulam material de reserva. O bulbo é recoberto exteriormente por membranas delgadas e secas, que podem ser amarelas, brancas, marrons ou roxas. O caule verdadeiro está localizado na extremidade inferior do bulbo, e emite raízes fasciculadas e pouco profundas. A inflorescência, formada no segundo ano, é do tipo umbela, com numerosas flores brancas, muito atrativas para as abelhas. As sementes são oriundas principalmente de polinização cruzada.

Há inúmeras variedades de cebolas, de bulbos de formatos variados, redondos, piriformes, achatados, de ciclos diferentes, desde anuais até perenes, mais suaves ou mais picantes, etc. Tipicamente as cebolas são anuais de inverno (em climas tropicais), plantadas no outono e colhidas na primavera e verão, mas atualmente, há cultivares precoces e tardios, para os mais diversos climas. Saborosas, as cebolas não podem faltar na culinária brasileira, assim como em diversas outras culturas. Mesmo assim, sempre há quem não aprecia seu aroma e sabor forte e picante.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, levemente ácido, profundo, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. As cebolas pedem solo bem revolvido e adubado e bom espaçamento, para o perfeito desenvolvimento dos bulbos. Dependendo da variedade, a cebola pode ser multiplicada por sementes, bulbilhos formados entorno do bulbo mãe ou bulbilhos formados na inflorescência. As mudas devem ser transplantadas entre 30 a 40 dias após a semeadura, respeitando-se espaçamento de 15 x 20 para obtenção de bulbos grandes. A colheita inicia-se quando a planta inicia o secamento das folhas, cerca de 80 a 165 dias após o plantio.


Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?

E aí, já tá imaginando o upgrade que seu jardim vai ganhar? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". "101 Técnicas de Jardinagem Explicadas" não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.

Bom, com o eBook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas, esse desejo pode virar realidade, e acredite, mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?

Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais. Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro oásis particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista?

Oferta por tempo limitado!

DE R$ 59,90 POR APENAS

R$ 19,90 à vista

Sobre Raquel Patro

Raquel Patro é paisagista e fundadora do site Jardineiro.net. Desde 2006, ela desenvolve conteúdos especializados em plantas e jardins, pois acredita que todas as pessoas, sejam amadores ou profissionais, devem ter acesso a conteúdos de qualidade. Nerd de carteirinha, ela gosta de livros, ficção científica e tecnologia.