Capuchinha – Tropaeolum majus

A capuchina é conhecida em diversas culturas, como uma planta multifuncional. Além de ornamental e medicinal, atualmente está muito na moda sua utilização culinária. Suas folhas são bastante arredondas e sem brilho. As flores podem ser simples ou dobradas de coloração amarela, laranja ou vermelha e são muito saborosas. Seu sabor é picante, em saladas frias, sucos e finalização de pratos. A floração ocorre na primavera e verão.

Pode ser plantada em vasos e jardineiras, assim como em maciços e canteiros e não raramente presta-se como forração. Se conduzida em suporte adequado, torna-se uma bela trepadeira.

Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil enriquecido com composto orgânico, com regas periódicas. Multiplica-se por sementes.

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Medicinal:

  • Indicações: Afecções da pele, problemas digestivos, problemas pulmonares, escorbuto, insônia
  • Propriedades: bactericida, digestiva, expectorante, sedativa, tônica, anti-escorbútica
  • Partes Utilizadas: flores, caules, folhas

One comment on “Capuchinha – Tropaeolum majus

  1. Gostei muito da explanação. Tenho interesse especial no tema “flores comestíveis” e gostaria de manter contato com especialistas da área. A região de plantio é em Nova Friburgo (RJ), altitude de 1200m. Pretendemos desenvolver projeto com espécies mais indicadas para a região serrana. Já iniciamos plantio experimental da CAPUCHINHA (Tropaeolum majus) em pequena escala. Agradeço a atenção.

Conte-nos sua experiência sobre o assunto deste artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.