Sua dose diária de jardinagem no whatsapp - 100% Grátis Participar do Grupo

Camberônia

Chambeyronia macrocarpa

Raquel Patro

Atualizado em

A cambeirônia é uma palmeira monóica e ornamental, originária de florestas úmidas da Nova Caledônia, na Oceania. Ela apresenta estipe único, anelado e elegante, que pode atingir cerca 20 metros de altura, mas usualmente atinge de 6 a 8 metros fora de seu habitat. O palmito recoberto pelas bainhas foliares pode ser verde, rajado de branco (na variedade melancia), ou amarelo claro (em C. macrocarpa hookerii).

No entanto, o que mais chama a atenção e torna esta palmeira tão especial é a bela tonalidade vermelho vivo de sua folha jovem. Logo que desponta do topo da coroa, a folha que se ergue acima do restante apresenta esta cor vibrante por algumas semanas ou até um mês, indo gradativamente para o marrom até chegar no verde, sua cor quando madura. As folhas surgem em espiral, são pinadas e recurvadas, com até 1,5 metros de comprimento. As inflorescências surgem na base do palmito, e os frutos que se seguem são elipsóides e vermelhos quando maduros.

Frutos da Cambeirônia. Foto de Forest & Kim Starr

De crescimento moderado a lento, a cambeirônia adiciona movimento e cor ao paisagismo, compondo em pequenos bosques tropicais, juntamente com outras árvores e palmeiras. Como uma “lança flamejante”, sua folha vermelha não passa desapercebido, tornando-se o foco do jardim durante a fase de crescimento. Quando jovem é uma excelente espécie para interior, adornando pátios, varandas e ambientes internos, sempre protegida do sol forte do meio dia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Deve ser cultivada em solo fértil, rico em matéria orgânica e mantido úmido. Quando jovem essa palmeira necessita de meia sombra ou sombra filtrada para se desenvolver, ganhando gradativamente capacidade para resistir ao sol pleno à medida que atinge o tamanho adulto, ou seja, quando começaria a alcançar e transpor o dossel da floresta.

Não resiste à estiagem prolongada, devendo receber irrigação suplementar em períodos secos. Adube com fertilizantes próprios para palmeiras. Tolera geadas leves ou frio subtropical de até -5°C. Multiplica-se por sementes postas a germinar em substrato úmido.


Já pensou em abrir a porta de casa e dar de cara com um jardim espetacular que parece ter saído diretamente de uma revista? Seja sincero, quem não queria?

E aí, já tá imaginando o upgrade que seu jardim vai ganhar? Cada vez que você botar a mão na terra e ver o resultado crescendo e florindo, vai sentir aquela satisfação de "puxa, eu que fiz!". "101 Técnicas de Jardinagem Explicadas" não é só um livro, é tipo um melhor amigo pra quem ama plantar e cuidar.

Bom, com o eBook 101 Técnicas de Jardinagem Explicadas, esse desejo pode virar realidade, e acredite, mais fácil do que você imagina. Tá começando do zero ou já tem a mão meio verde? Não importa! Este guia foi feito pensando em todo mundo. Aqui dentro, você vai achar mais de 600 páginas cheias de ilustrações que falam por si só, com instruções detalhadas que vão desde o básico até o avançado. Já pensou em quanta coisa nova você vai aprender e aplicar aí no seu cantinho verde?

Quer ter a alegria de comer frutas que você mesmo plantou? Ou que tal ver flores que mais ninguém tem, colorindo seu jardim e perfumando sua casa? Pois é, esse eBook entrega isso e muito mais. Bora dar esse passo e transformar seu espaço ao ar livre num verdadeiro oásis particular? Pega seu exemplar agora e vamos nessa jornada juntos! E aí, preparado pra ver seu jardim virar capa de revista?

Oferta por tempo limitado!

DE R$ 59,90 POR APENAS

R$ 19,90 à vista

Sobre Raquel Patro

Raquel Patro é paisagista e fundadora do site Jardineiro.net. Desde 2006, ela desenvolve conteúdos especializados em plantas e jardins, pois acredita que todas as pessoas, sejam amadores ou profissionais, devem ter acesso a conteúdos de qualidade. Nerd de carteirinha, ela gosta de livros, ficção científica e tecnologia.